Estrutura Metálica

Tipos de estrutura metálica: Aprenda de forma simples e rápida

Existem diversos tipos de estrutura metálica que são utilizados na construção civil. Cada tipo de estrutura possui certas características que favorecem seu uso e possibilitam a construção de inúmeras obras funcionais e seguras.

É certo que a estrutura metálica é a melhor opção, em alguns casos, para viabilizar alguns tipos de obras.

Isso é consequência de suas inúmeras vantagens em relação a outros tipos de estrutura. Como ótima resistência, praticidade de montagem, rapidez de execução, facilidade de aquisição, processo industrializado, produto de alta qualidade, flexibilidade arquitetônica e racionalização das obras.

Independentemente da estrutura a ser construída, o sucesso da obra dependerá de um bom projeto e uma equipe de construção bem qualificada. Assim você garante que todas as vantagens da estrutura metálica serão alcançadas de forma segura.

Veja a seguir os principais tipos de estrutura metálica.

Tipos de estrutura metálica

1 – Estruturas de edifícios de múltiplos andares:

principais tipos de estrutura metálicaOs edifícios de múltiplos andares são os edifícios correntes da construção civil. São os edifícios comerciais, edifícios residenciais, públicos, industriais, hospitalares e residenciais.

A estrutura de edifícios de múltiplos andares está entre os tipos de estrutura metálica mais construídos atualmente. São constituídos basicamente de pilares, vigas e peças de contraventamento. Os pilares e vigas são perfis metálicos que são unidos por meio de acessórios como parafusos, chapas e soldas.

2 – Estruturas de galpões metálicos:

Os galpões metálicos são extremamente práticos e rápidos de serem construídos. São basicamente formados por pilares metálicos, algumas vigas de travamento ou vigas de sustentação de pontes rolantes ou guindaste, e elementos de travamento.

Nestes galpões metálicos, além da estrutura, toda a cobertura e elementos de vedação também podem ser metálicos. Isso facilitar muito a construção e agrega rapidez na execução da obra.

3 – Estruturas de obras de artes especiais:

As obras de arte especiais são as pontes, viadutos e passarelas. Estas estruturas podem possuir grandes dimensões e extensões ou serem utilizadas simplesmente para trânsito de pedestres em pequenos espaços.

As estruturas de obras de artes metálicas podem ser construídas de diversas formas, por perfis de alma cheia, treliças metálicas ou em conjunto de elementos estaiados.

4 – Estruturas reticuladas:

As estruturas reticuladas são uma excelente forma de construção de torres de transmissão. São amplamente adotadas por concessionárias de energia para desempenhar um importante papel na construção civil.

Podem alcançar grandes alturas e são formadas por perfis metálicos leves que se unem com auxílio de parafusos e forma estruturas treliçadas tridimensionais.

5 – Estruturas tubulares:

As estruturas tubulares são utilizadas, de forma majoritária, em torres e postes. Concessionárias de serviços de telefonia e internet fazem grande uso desta tecnologia.

Outra função importante das estruturas tubulares para a economia brasileira é sua utilização na prospecção de petróleo.

Elas também podem ser utilizadas em chaminés de indústrias, adutoras de água, minerodutos, oleodutos, usinas de energia para condução de condutos forçados, entre tantas outras aplicações.

6 – Estruturas espaciais:

As estruturas espaciais são muito utilizadas em grandes coberturas, onde é necessário vencer grandes vãos e adotar poucos elementos de apoio. Algumas destas estruturas chegam a impressionar pela grande dimensão e também pelo aspecto visual.

São amplamente utilizadas em rodoviárias, aeroportos, galpões de carga e edificações de exposições.

É uma estrutura horizontalizada, formada por perfis leves que podem ser tubulares. Estes perfis convergem de diversas direções formando reticulados tridimensionais de grandes dimensões.

7 – Estruturas de armazenagem:

As estruturas de armazenagem também são impressionantes e possuem uma grande importância na viabilidade de construção de grandes espaços para armazenagem.

Sua grande característica são as paredes formadas por chapas de aço, que pela dimensão da estrutura parecem ser muito finas. As estruturas mais convencionais são os silos, os tanques e as esferas.

Os silos são muito utilizados para armazenamento de grãos, os tanques para o armazenamento de líquido e as esferas para o armazenamento de gases.

8 – Estruturas estaiadas ou tensionadas:

As estruturas estaiadas ou tensionadas utilizam cabos de aço ou tubos esbeltos tracionados para sustentação de outros elementos estruturais, como coberturas, tabuleiros de pontes e até edifícios por completo.

Por aproveitar a grande resistência à tração dos elementos de aço, as estruturas estaiadas ou tensionadas são capazes de vencer grandes vãos e proporcionam uma grande valorização arquitetônica em qualquer empreendimento.

Algumas estruturas estaiadas ou tensionadas são verdadeiras obras de arte da construção civil.

Finalizando

Como pode ver existem diversos tipos de estrutura metálica. Cada qual direcionada a um tipo de utilização, mas todas aproveitando da melhor maneira possível as boas características das estruturas metálicas.

É fato que alguns tipos de construção seriam quase impossíveis sem estes elementos. Muitas vezes é o uso da estrutura metálica que viabiliza economicamente uma obra.

Vale destacar a importância de um bom estudo de caso para cada obra, em muitas obras a estrutura metálica pode ser a ideal.

Caso queira contribuir com o conteúdo ou tirar alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos, você pode ajudar outras pessoas, é só clicar na rede social de sua preferência.

Boa sorte em sua obra.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet