Dicas e Inovação

Tinta térmica para telhado: Aprenda a utilizar em sua obra

A tinta térmica para telhado é uma tecnologia que tem conquistado seu espaço no mercado da construção brasileira. Com diversos casos de sucesso, esta tinta promete reduzir a absorção de calor e ainda proteger a cobertura de uma edificação. Vale à pena conferir os detalhes da tinta térmica e começar a utilizar em sua obra.

Esta tecnologia foi desenvolvida nos Estados Unidos e pode ser utilizada para pintar qualquer tipo de superfície que necessite refletir a luz do sol e reduzir a absorção do calor para sua parte interna.

É claro que estas características servem como uma luva para os telhados brasileiros. Em um país tropical, onde as temperaturas médias são superiores a 25º Celsius a tinta térmica pode colaborar significativa com o conforto térmico nas edificações brasileiras.

Além de reduzir a temperatura interna de um ambiente nos períodos mais quentes, este tipo de pintura também reduz a perda do calor do ambiente em situações de frio. Ou seja, colabora para que o ambiente interno de uma edificação esteja sempre estável e confortável.

O que é tinta térmica para telhado?

passo a passo da tinta térmica para telhadoA tinta térmica para telhado é uma tecnologia que foi desenvolvida pela NASA em 1995. Esta tecnologia consiste de uma tinta acrílica reflexiva que contém em sua mistura microesferas de polímeros cerâmicos.

Estas microesferas tem a capacidade de refletir os raios solares ao invés de absorver o seu calor para a edificação. Estas microesferas ficam alinhadas de tal forma que criam uma barreira térmica sobre o telhado.

Em muitos lugares a pintura térmica para telhado também é conhecida como telhado branco, cobertura fria ou telhado frio.

Como aplicar a tinta térmica?

A aplicação da tinta é simples e prática, não possui nenhum tipo de cuidado especial. Como existem muitos produtos no mercado, de diferentes marcas e composições é importante estar sempre atento às instruções do fabricante.

O primeiro passo é limpar toda a superfície da cobertura que será pintada. A superfície deve estar livre de todo tipo de sujeira, fungos ou manchas de óleo. Para isso, é indicado uso de jateamento de água de alta pressão. A superfície limpa criar melhores condições para que seja alcançada uma boa aderência entre a tinta e o telhado.

Em seguida a tinta deve ser aplicada em duas demãos. A pintura pode ser realizada manualmente ou com auxílio de equipamento. Para isso é utilizado um equipamento adequado, que não utilize o ar na aplicação da tinta. Isso evita a criação de uma névoa com o material.

O tempo de secagem da tinta é de apenas 2 horas, mas a cura completa termina em até 48 horas.

É importante aplicar a tinta em dias ensolarados, isso irá colaborar na secagem e aderência do material. Equipes produtivas chegam a pintar até 2500 metros quadrados por dia. Cada marca do produto possui um consumo médio por metro quadrado, o consumo médio pode variar de 1 a 4 litros por metro quadrado.

O período de vida útil da pintura pode variar de 5 a 20 anos, conforme cada fabricante. Alguns fabricantes possuem garantia de até 10 anos de utilização.

Quais as vantagens da tinta térmica para telhado?

Inúmeras vantagens podem ser obtidas com a aplicação da tinta térmica. Algumas vantagens vão além do conforto térmico e podem até aumentar o tempo de vida útil da cobertura.

Confira as principais vantagens da tinta térmica abaixo:

  • Reduz em 45% a temperatura interna dos ambientes;
  • Reduz em até 30% o consumo de energia elétrica devido à diminuição da necessidade de utilização de sistemas de ventilação;
  • Reduz em até 98% a ação dos raios ultravioletas sobre a cobertura da estrutura, o que garante um aumento da vida útil das telhas;
  • Reduz o ruído nas telhas devido à chuva, em alguns casos chega a 30% de redução dos ruídos;
  • Proporciona uma proteção extra às telhas metálicas contra a corrosão;
  • Previne o surgimento de fungos nas telhas, o que aumentaria a absorção de calor nos telhados convencionais.

A redução da temperatura interna de um ambiente é fundamental para a produtividade humana, o calor intenso é um fator limitador para o desenvolvimento de diversas tarefas.

A redução de calor também é essencial em ambientes industriais, como grandes granjas de porcos e frangos. A temperatura amena ajuda a prevenir a morte de filhotes devido ao calor.

Por colaborar na redução do consumo de energia este tipo de tecnologia é considerada sustentável.

Outro benefício observado da utilização em massa desta tecnologia é da redução da sensação térmica em pequenas regiões, aumentando assim a qualidade de vida dos moradores.

Onde aplicar a tinta térmica?

É possível utilizar a tinta térmica para telhado em diversos tipos de telha como cerâmica, galvanizada, fibrocimento, alumínio, zinco e lajes de concreto.

Desta forma é possível adotar a pintura térmica para construções como indústrias, frigoríficos, academias de ginástica, escolas, granjas, edificações comerciais e silos de armazenamento.

É sempre importante consultar as especificações do fabricante na hora de escolher a tinta adequada para a cobertura que será pintada. Cada fabricante possui informações importantes a respeito dos seus produtos.

Considerações finais

Estou certo de que você tem totais condições de começar a utilizar a tinta térmica para telhado em sua construção. Quando são avaliados os benefícios da aplicação desta tinta sobre uma cobertura é fácil perceber que ela possui um ótimo custo benefício.

Vale lembrar mais uma vez que o mercado já possui inúmeras marcas que vendem este tipo de tinta. Sempre é bom estar atento às informações do fabricante para utilizar esta tecnologia.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou quer colaborar com sua experiência, deixe um comentário.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet