Estrutura Metálica

Telhas Metálicas: Conheça as principais opções para sua obra

As telhas metálicas são uma excelente opção construtiva. Aliam diversas qualidades essenciais para obras que precisam de baixo custo e velocidade na construção. A cada dia as estruturas metálicas para telhados ganham mais espaço na construção brasileira.

Com o desenvolvimento tecnológico, as telhas metálicas ganharam em qualidade, praticidade e economia. Problemas de emenda, estanqueidade, formas curvas, entre outros, foram solucionados nos últimos anos. Desta forma, as telhas metálicas são muito competitivas no mercado e garantem segurança quando utilizadas em grandes vãos ou estruturas mais complexas.

Este material é utilizado no Brasil desde a década de 50. Nos últimos anos as telhas que mais se destacam são as vendidas em chapas ou bobinas de aço zincado e galvanizados. Além destas duas opções é possível encontrar telhas fabricadas com aço inoxidável, galvalume, cobre e titânio.

As telhas convencionais possuem espessuras de chapa de aço que variam de 0,30 a 2,70 milímetros. A largura dos elementos pode variar de 70 a 152 centímetros e quando vendidas em chapas é possível encontrar chapas com comprimento de 1,50 a 6,00 metros.

Principais vantagens

As telhas metálicas possuem diversas vantagens, como:

  • Alta durabilidade;
  • Produto de alta qualidade e industrializado;
  • Precisão milimétrica nas dimensões;
  • Menor peso próprio que coberturas convencionais;
  • Praticidade e rapidez na montagem;
  • Fácil acesso em grande parte do Brasil;
  • Redução de custo na estrutura da edificação devido sua leveza;
  • Excelente comportamento termo acústico quando utilizada combinada com isolantes.

Cuidados com projeto

principais tipos de telhas metálicasAssim como todo serviço de engenharia, o primeiro passo para uma obra de qualidade é um bom projeto e a correta especificação dos materiais. Um engenheiro ou arquiteto é capaz de indicar a telha adequada para sua obra.

No projeto serão especificados todos os detalhes das telhas, como o tipo de telha, a espessura da chapa de aço, inclinação do telhado, comprimento das telhas e peças de arremate.

Para o bom funcionamento de todo telhado devem ser empregados calhas, rufos e pingadeiras de forma adequada.

Para telhas metálicas é indicado trabalhar com baixas inclinações, que podem variar de 1% a 5%.

Outro cuidado específico do projeto é indicar uma telha adequada para o grau de agressividade do ambiente. Por exemplo, em indústrias ou áreas marítimas, a corrosão é muito mais acentuada, logo é necessário, uma telha metálica com uma proteção à corrosão adequada para o meio.

Tipos de telhas metálicas

1 – Tela convencional ondulada:

A telha metálica convencional ondulada é encontrada no mercado com pequenas espessuras da chapa de aço, que podem variar de 0,40 a 0,70 mm, conforme o fabricante.

São telhas indicadas para pequenas coberturas, com vãos menores. Podem ser utilizadas em coberturas em arco, mas com cuidados específicos. É uma das soluções mais econômicas.

2 – Telha convencional trapezoidal:

A telha convencional trapezoidal é amplamente utilizada nas construções brasileiras, é com certeza a mais encontrada em construções de edifícios comerciais e indústrias.

Pode ser encontrada em diversas dimensões, alturas e espessuras de chapa. O seu formato facilita a instalação e possibilita sua utilização em fechamentos laterais de galpões.

3 – Telha autoportante trapezoidal:

É uma telha muito utilizada em edificações com grandes vãos. Por ser leve e prática de montar é uma solução muito econômica em grandes construções como supermercado, grandes galpões e indústrias.

A sua espessura e dimensões geométricas podem variar conforme o fabricante e sua grande vantagem é a ausência de estrutura metálica ao longo dos vãos.

4 – Telha forro:

É um tipo de telha muito prática e com bom conforto termo acústico. Possui três camadas distintas, a primeira camada é a telha metálica trapezoidal, uma segunda camada de injeção de espuma de poliuretano e a terceira camada é um revestimento em PVC, que confere um aspecto visual confortável como de um forro.

A densidade da espuma de poliuretano pode variar conforme a necessidade de um melhor conforto termo acústico.

5 – Telha Termo acústica:

A telha termo acústica é também conhecida como telha sanduíche. No quesito conforto termo acústico é a melhor opção. É um pouco diferente da telha forro, apesar de possuir três camadas também. Entretanto, tanto a primeira camada quanto a terceira camada, são compostas por uma telha trapezoidal metálica.

Estas duas telhas trapezoidais são preenchidas, como um recheio, por espuma de poliestireno expandido (EPS). É um produto de ótima qualidade, com um excelente acabamento final.

6 – Telha pintada:

São telhas metálicas convencionais, geralmente trapezoidais, que já chegam pintadas de fábrica. Este processo melhora a resistência à intempéries e à ação e raios ultravioletas.

São diversas cores disponíveis. Além das telhas todos os outros acessórios podem ser comprados nas mesmas cores, garantindo um excelente aspecto visual.

7 – Telha zipada:

As telhas zipadas são utilizadas em coberturas com baixa inclinação e grandes dimensões. São executadas de forma contínua, dispensam o uso de parafusos e fitas de ligação.

Possui uma costura entre os perfis que impede qualquer tipo de fresta, garantindo a perfeita vedação do telhado.

8 – Telha roll-on:

A cobertura é executada sobre um conjunto de treliças, onde são desenroladas as bobinas de telhas. Neste processo, as telhas possuem o comprimento total da edificação, evitando assim emendas.

Considerações Finais

São inúmeras as opções de telhas metálicas para sua obra, basta agora você escolher a ideal para usa edificação. Caso tenha dúvidas ainda em qual escolher, vale a pena procurar um profissional especialista.

As telhas metálicas podem garantir uma boa economia para sua construção, além de preservar a segurança e o conforto. Boa sorte em sua obra.

Não deixe de compartilhar este material com seus amigos, você pode colaborar com outras pessoas. Ainda está com alguma dúvida é só deixar aqui nos comentários.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet