Obras e Tecnologia

Telhados coloniais: Principais características e vantagens

O uso dos telhados coloniais sempre foi muito comum na construção brasileira e tem se destacado cada vez mais.

As telhas coloniais são utilizadas especialmente em residências, pois garantem um telhado bonito e com outras inúmeras vantagens.

As principais telhas coloniais são cerâmicas e são fabricadas a partir de argila. A geometria das telhas pode variar conforme o fabricante, e possuem um peso médio de 1,8 quilos.

Por ser um telhado relativamente pesado o engradamento da cobertura deve ser bem feita. As ripas são espaçadas a uma distância aproximada de 38 centímetros.

Os telhados coloniais possuem grande inclinação, que pode variar de 25 a 45º de inclinação. Outra informação importante é que o total de telhas por metro quadrado é aproximadamente 26 unidades, e pode variar um pouco conforme o tamanho das telhas do fabricante.

Principais vantagens dos telhados coloniais

1 – Boa durabilidade:

Os telhados coloniais possuem excelente durabilidade. Mas, para isso é importante que o telhado seja bem instalado, que as telhas sejam de boa qualidade e que seja feita manutenção preventiva regularmente.

dicas-e-detalhes-de-telhados-coloniais2 – Perfeito encaixe:

Os encaixes das telhas coloniais são perfeitos, isso garante que a água da chuva não se infiltre por possíveis frestas deixadas durante a montagem. Por isso, é importante que as telhas de um telhado completo sejam do mesmo fabricante. Telhas de fabricantes diferentes podem não se encaixar perfeitamente e prejudicar a qualidade do telhado.

3 – Boa economia:

Os telhados coloniais são economicamente viáveis. São uma ótima opção para telhados que deseja aliar economia e beleza. Em muitos locais a combinação de telhas cerâmicas e engradamento de madeira são a melhor opção, devido a disponibilidade de materiais e mão de obra.

4 – Bom índice de impermeabilidade:

Outra vantagem importante é que as telhas cerâmicas possuem um ótimo índice de impermeabilidade. O que garante uma cobertura perfeita.

5 – Qualidade térmica e acústica:

Os telhados cerâmicos também garantem à residência um bom ambiente, evitando que a temperatura dentro dos cômodos suba demais em dias quentes.

Quanto à qualidade acústica, as telhas cerâmicas são uma boa opção pois conseguem reter o barulho de chuvas intensas.

6 – Boa qualidade visual:

Este tipo de telhado também garante um excelente aspecto visual. A cor das telhas pode variar conforme o tipo de argila utilizado e o fabricante, é possível identificar a cor que mais agrada.

Além disso, existe a opção de pintar as telhas com verniz específico.

Como construir um telhado colonial

1 – Compre os materiais:

O primeiro passo de como construir um telhado colonial é escolher materiais de qualidade. Isto irá garantir a qualidade do serviço e a durabilidade do telhado.

É importante verificar a quantidade exata de telhas e ter cuidado com a origem da madeira. Para saber melhor como escolher um fornecedor de madeira, acesse aqui.

2 – Monte o engradamento do telhado:

O segundo passo é montar a estrutura que irá suportar as telhas, ou seja, o engradamento do telhado.

É importante que os caibros estejam espaçados a uma distância de meio metro e que as ripas estejam espaçadas a uma distância de 38 centímetros.

É nesta fase que a inclinação do telhado é definida. Lembre-se de colocar uma inclinação que seja suficiente para o escoamento e que também permita que as telhas não possam deslizar sobre o telhado. O indicado é uma inclinação variável de 25 a 45 graus.

3 – Pinte as telhas:

Para maior durabilidade do telhado colonial é importante que você pinte as telhas com verniz ou impermeabilizante. Dê preferência para uma pintura que tenha proteção solar, pois as telhas ficarão expostas constantemente.

4 – Monte as telhas:

O passo seguinte para construção de telhados coloniais é montar as telhas. É importante que as telhas sejam instaladas de baixo para cima.

Você deve garantir que elas estejam bem fixadas e alinhadas para que você não tenha nenhum tipo de problema, como por exemplo, uma telha se soltar da outra, isso pode provocar acidentes ou causar infiltração.

5 – Finalização:

Para finalização dos telhados coloniais é importante os demais serviços de acabamento, como assentamento de cumeeiras, instalação de calhas e rufos.

Os acessórios são importantíssimos para qualidade final do telhado.

Finalizando

Os telhados coloniais são uma ótima opção para diversos tipos de construção, em especial para residências.

Quando bem feitos podem garantir diversas vantagens à uma construção e ainda ter um bom custo benefício.

Para garantir um bom telhado é necessário também uma boa mão de obra. Para isso, é importante contar com um bom carpinteiro e com boa experiência.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência em telhados coloniais, então deixe um comentário.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet