Obras e Tecnologia

Reforma de Apartamento: Dicas para ter sucesso em sua obra

Uma obra para reforma de apartamento pode se tornar um grande pesadelo quando não é bem planejada e quando não conta com uma equipe qualificada. Para ter sucesso em sua reforma será necessário muita dedicação e cuidado com pequenos detalhes.

É claro que não é nenhum bicho de sete cabeças, mas merece a devida atenção. Afinal o que está em jogo é sua futura residência. Ou seja, o que está em jogo é seu futuro conforto, segurança, praticidade e economia.

Comprar um apartamento mais antigo com intuito de reformá-lo pode ser a solução para quem quer encontrar um espaço em bairros mais antigos ou até mesmo em bairros muito concorridos. Financeiramente é uma boa opção e você terá a possibilidade de personalizar seu apartamento de acordo com suas preferências e sua disponibilidade financeira.

Quer começar uma reforma de apartamento? Então confira as dicas a seguir para que você possa ter sucesso em sua obra. Aposto que você quer evitar todo tipo de dor de cabeça e ter tranquilidade para reformar seu apartamento.

Dicas para ter sucesso em uma reforma de apartamento

1 – Planejamento da obra:

Dicas sobre reforma de apartamentoO primeiro passo é planejar a sua obra. É importante para isso ter certeza do que você deseja fazer em seu apartamento. Uma reforma de apartamento pode abrir horizontes, além de transformar espaços e personalizar ambientes.

Para este planejamento não deixe de levar em consideração a sua disponibilidade financeira. Este é um balizador importante para qualquer reforma. Não faça nada além do que você pode, uma reforma mal planejada pode deixar uma herança muito ruim, a dívida.

Para um bom planejamento é bom contar com auxílio de profissionais capacitados como arquitetos e engenheiros. A visão profissional da reforma será um grande auxílio nas tomadas de decisões e no que é possível ser feito no apartamento.

2 – Faça bons projetos:

É essencial para uma boa reforma bons projetos. O primeiro deles é o projeto arquitetônico, ele será essencial para redefinir os espaços, criar novos ambientes e personalizar o layout de seu apartamento.

Conforme o nível de reforma é interessante também consultar projetistas de instalações hidráulicas e elétricas. Ter o apoio de um bom profissional na parte das instalações elétricas e fundamental para uma infraestrutura adequada e econômica.

Um ponto importante que deve ser ressaltado é quanto a estrutura do apartamento. Caso o seu apartamento seja construído em concreto armado você não terá nenhum problema em demolir algumas paredes.

Agora caso seu prédio seja em alvenaria estrutural a conversa é outra, e vale a pena consultar um engenheiro civil para avaliar a possibilidade de retirada das paredes e a necessidade de algum reforço.

3 – Contrate uma mão de obra de confiança:

Boa parte das pessoas que fazem reforma de apartamento não são profissionais. Por isso, é importante contar com uma equipe qualificada e de confiança. Assim você não terá prejuízos ou imprevistos no futuro.

Para este tipo de reforma dê sempre preferência ao serviço de qualidade. O preço nunca deve ser seu único balizador. Lembre-se que na reforma de um apartamento você terá muito trabalho com a parte de acabamentos, e um profissional qualificado é essencial, pois nesta fase os defeitos ficarão à vista. E o pior, é que estes defeitos estarão saltando aos seus olhos todos os dias.

Para saber se uma equipe é qualificada não há melhor forma do que conhecer serviços anteriores. Não tenha vergonha em perguntar como foi o trabalho de certo construtor para clientes antigos, pergunte também sobre pontualidade quanto ao prazo e se são pessoas de fácil trato.

4 – Dê preferência a materiais leves:

Caso seja necessário construir novas paredes ou qualquer outro elemento como escadas, dê preferência para materiais leves.

No caso das paredes você pode fazer a opção pelas paredes de drywall, que são paredes de gesso acartonado. Ou até mesmo utilizar blocos sical, que são muito mais leves que o bloco convencional.

No caso das escadas, evite utilizar escadas de concreto armado em sua reforma, aproveite para utilizar uma escada metálica. Além de mais leve, será mais prático e inclusive mais barato para sua obra.

Outro ponto a ser observado é o aumento do contrapiso. Caso seja necessário aumentar o contrapiso trabalhe com um material mais leve. É possível hoje em dia ter um excelente contrapiso com acréscimo de isopor no traço da massa. É uma excelente opção para quem não pode aumentar o peso da edificação.

Para a escolha dos materiais mais leves não deixe de consultar o profissional responsável pelos seus projetos e pela construção.

5 – Escolha materiais de qualidade:

Para reforma de apartamento é importante que os materiais de construção sejam de boa qualidade. Tome cuidado com a tinta escolhida e os revestimentos que você vai utilizar.

Além disso, tome cuidado com o que não ficará exposto aos olhos como a instalação elétrica e hidráulica. Já imaginou ter problemas com vazamento de esgoto logo após a conclusão da reforma?

Um bom material não é o mesmo que um material caro. É claro que um material de boa qualidade não terá o preço de terceira linha. Mas, você encontrará um bom material por um preço acessível.

6 – Verifique as regras do seu condomínio:

Fazer a reforma de uma casa já é complicado, mais complicado ainda é a reforma de apartamento. Pois você envolve muitas outras famílias que não tem interesse nenhum em sua reforma.

Você produzirá barulho e poeira, o que poderá incomodar muitos vizinhos.

Cada condomínio possui regras específicas a respeito das obras nos apartamentos. Então o primeiro passo é verificar estas regras e tomar todas as medidas para respeitá-las.

Uma dica é procurar seus vizinhos individualmente e conversar sobre a reforma. Esclareça o que será feito, quanto tempo durará a reforma e que você tem consciência de todo o incomodo que esta reforma pode gerar a todos, mas que fará o máximo para mitigar os inconvenientes.

Considerações Finais

Antes de finalizar este artigo sobre reforma de apartamento quero deixar uma última dica para você. É importante que você cuide dos mínimos detalhes, pois eles farão uma grande diferença no final da obra. Pontos como pisos, revestimentos, pontos de tomadas, pintura das paredes e planejamento dos móveis precisam ser olhados com carinho.

Coloque estas dicas em prática e não tenha problemas com a reforma de seu apartamento. No final, você terá um espaço especial para viver, personalizado, do jeito que você sempre sonhou.

Caso queira contribuir com o conteúdo ou tirar alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos, você pode ajudar outras pessoas, é só clicar na rede social de sua preferência.

Boa sorte em sua obra e um forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet