Concreto Armado

O que é cura do concreto e como fazer em sua obra

A cura do concreto é um processo essencial para garantir que o concreto tenha as características desejadas em seu estado endurecido. É uma das principais etapas na construção de uma estrutura de concreto. Neste artigo você vai aprender o que é cura do concreto e as principais opções para sua obra.

É válido ressaltar que a cura do concreto deve ser acompanhada por profissionais capacitados, neste caso o engenheiro civil. Em grandes obras é fundamental contar com o auxílio de especialistas na área de tecnologia dos materiais.

Caso você esteja construindo uma pequena edificação, seguir os procedimentos a seguir poderá te auxiliar a manter a qualidade do seu concreto feito na obra.

O que é cura do concreto?

definição sobre o que é cura do concretoA cura do concreto é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo impedir que a água utilizada no emassamento do concreto seja perdida por meio da evaporação.

A água é um dos elementos constituintes do concreto, manter uma quantidade adequada de água na mistura é essencial para que aconteça uma perfeita hidratação do cimento.

É por meio desta hidratação que acontece a reação química que forma os Silicatos de Cálcio Hidratados, um dos responsáveis pelas boas propriedades físicas e mecânicas do concreto em estado endurecido.

Caso o concreto não passe por uma cura adequada ele irá perder água para o ambiente rapidamente. Esta perda de água pode trazer inúmeras consequências para o concreto, como a não obtenção da resistência desejada e o surgimento de anomalias como trinchas e fissuras.

Agora que você já sabe o que é cura do concreto confira a seguir qual a sua importância para as estruturas de concreto.

Qual a importância da cura do concreto para as estruturas?

Como falado anteriormente, a água é essencial na composição do concreto. Logo, uma boa cura do concreto é importante para manter a quantidade de água necessária para uma boa hidratação do cimento.

Uma boa cura do concreto será importante para obter a resistência indicada no projeto em seu estado endurecido, ou seja, a sua resistência características à compressão (Fck).

Também será importante para evitar o surgimento de anomalias no material. Estas anomalias podem no decorrer da utilização da estrutura gerar inúmeros problemas e comprometer o período de vida útil da edificação.

A anomalia mais comum em estruturas de concreto que não passam por uma cura adequada é o surgimento de fissuras de retração. Estas fissuras surgem devido à falta de água para hidratação de todo o cimento que compõe a mistura do concreto, neste caso a velocidade de evaporação da água é superior à velocidade exsudação.

Uma boa cura poderá garantir ao concreto o incremento de resistência, maior durabilidade da estrutura e melhor aparência às peças de concreto, este último benefício é essencial em estruturas de concreto aparente.

Quais os principais tipos de cura do concreto

A cura do concreto pode ser feita de inúmeras maneiras. Para escolher o melhor tipo de cura para sua obra será necessário levar em conta diversos aspectos, como o tipo da edificação, disponibilidade de recursos, velocidade da cura do concreto, entre diversos outros aspectos.

Os principais tipos de cura do concreto são:

1 – Cura úmida do concreto:

É o processo de cura mais simples e utilizado nas obras do dia a dia. É feita mantendo a superfície do concreto sempre úmida com a aspersão de água. Em estruturas convencionais produz ótimos resultados.

2 – Cura química do concreto:

Este tipo de cura é feito com a aplicação de uma película sobre a superfície do concreto com objetivo de impedir a evaporação da água. Esta película tem como material constituinte parafinas, ceras ou materiais acrílicos.

3 – Cura térmica do concreto:

A cura térmica do concreto é feita com o objetivo de acelerar o processo, desta forma é muito utilizada em indústrias de elementos pré-fabricados de concreto.

Consiste em submeter a peça de concreto a altas temperaturas de forma programada, o chamado ciclo de cura, onde o concreto é aquecido e resfriado de forma planejada.

4 – Cura a vapor do concreto:

A cura a vapor do concreto é considerada o melhor processo de cura para estruturas de concreto. Pois garante a umidade necessária e acelera o ganho de resistência do concreto.

Em obras convencionais este tipo de cura é praticamente inviável.

Dicas para fazer a cura do concreto em sua obra

Agora que você já sabe o que é cura do concreto e a importância que ela tem para a estrutura é hora de colocar em prática em sua obra.

Você poderá fazer uma boa cura do concreto adotando as seguintes práticas:

  • Molhe a superfície do concreto com frequência e evite que ela fique seca;
  • Utilize lonas ou mantas para cobrir a estrutura e evitar que a superfície fique exposta ao sol e evitar que a água aspergida evapore com rapidez;
  • Permaneça com as formas na estrutura durante um período maior, elas colaboram com a manutenção da umidade na estrutura;
  • Ainda é possível manter a umidade com camadas de areia ou serragem sobre as superfícies de concreto.

O tempo de cura também é um ponto delicado. O tempo é consequência do tipo de cimento e do fator água cimento, quanto maior o fator água cimento de um concreto maior será o período de cura. O tempo de cura para obras convencionais é de aproximadamente 7 dias.

Como falado anteriormente, cada tipo de estrutura terá uma cura mais adequada. O melhor a fazer é avaliar bem as características da edificação e escolher uma cura que seja adequada e acessível para você.

Considerações finais

Estou certo de que agora você já sabe o que é cura do concreto e como começar a fazer em sua obra. Em obras muito grandes e com características específicas é necessário contar com auxílio de um profissional para obter bons resultados.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou quer colaborar com sua experiência, deixe um comentário.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet