Dicas e Inovação

Manta térmica para telhado: Aprenda como utilizar e principais benefícios

A manta térmica para telhado é uma ótima opção para garantir melhor conforto térmico a uma residência. Grande parte do calor absorvido por uma residência vem da cobertura, que recebe incidência do sol o dia todo. A manta térmica evita que todo calor absorvido seja transmitido para o ambiente interno da edificação.

Como o Brasil é um país tropical grande parte de sua extensão sofre com intenso calor durante o ano. Especialmente no verão, a alta temperatura pode afetar consideravelmente o conforto térmico dentro das edificações.

Existem inúmeros artifícios para minimizar os efeitos da alta temperatura. É possível utilizar além da manta térmica, os equipamentos de ar condicionado, telhas sanduíche, pintura dos telhados e principalmente aproveitar a ventilação natural.

Uma das vantagens da manta térmica para telhado é que ela é muito simples de ser instalada. Além disso, pode ser utilizada em diversos tipos de telhado, como telhado com telha de fibrocimento, telhas cerâmicas e até mesmo telhas metálicas.

O que é uma manta térmica para telhado

dicas de como utilizar a manta térmica para telhadoO material é muito simples e pode ser encontrado em qualquer casa de material de construção do Brasil.

De forma muito simples e prática a manta é formada por uma folha de papel kraft estruturado com fios e revestida em uma ou ambas as faces com folhas de alumínio de alta refletividade e baixa emissividade de radiação térmica.

O papel kraft estruturado com fios é responsável por dar estabilidade e durabilidade ao material, enquanto que as folhas de alumínio cumprem as funções relativas à manutenção da temperatura do ambiente.

A manta é vendida em bobinas com largura média de 1,20 m. As bobinas são vendidas por área que será revestida. Por exemplo, você encontrará bobinas no mercado para áreas de 25 ou 50 m².

Além de garantir o conforto térmico a manta é resistente à umidade e também não propaga o fogo.

Vale ressaltar que a manta térmica para telhado cumpre muito bem a função de impedir que o calor absorvido pelo telhado seja transmitido para a região interna da edificação. Além disso, ela colabora para que nos dias mais frios o calor gerado no ambiente interno não seja perdido.

Como utilizar a manta térmica para telhado

Apesar de ser um material simples é possível encontrar muitos tipos de mantas térmicas no mercado. Cada um dos tipos possui certas características que garantem certo conforto térmico e também impermeabilização do telhado.

O primeiro passo para utilizar a manta térmica é escolher a manta ideal para sua construção. Para isso é fundamental que você busque ajuda de um especialista, na hora da compra o vendedor poderá te orientar melhor sobre o tipo de manta para seu caso.

Assim como as características da manta variam o preço também varia, por isso fique atento à escolha da manta.

A instalação da manta é muito simples, veja um passo a passo para você não ter dúvidas.

1 – Instalação de manta térmica em telhado com engradamento de madeira:

Em telhado com engradamento de madeira onde serão utilizadas as telhas cerâmicas é necessário instalar a manta sobre os caibros, ou seja, entre os caibros e as ripas.

Assim que os caibros estiverem prontos a manta deverá ser instalada. As bobinas da manta deverão ser desenroladas no sentido dos caibros, é necessário deixar uma sobra no comprimento para os arremates. Entre as emendas da manta é necessário fazer uma sobreposição de pelo menos 10 centímetros.

Após a instalação da manta deverão ser instalados os contra-caibros. São peças de madeiras com a espessura das ripas e largura dos caibros. São instalados sobre os caibros travando a manta que foi instalada.

Em seguida deverá ser seguida a instalação convencional do telhado de madeira, com a fixação das ripas nos contra-caibros e cobertura com a telha cerâmica escolhida.

As mantas podem ser fixadas nos caibros com grampos, pequenos pregos ou até mesmo fita adesiva.

2 – Instalação da manta térmica em cobertura metálica:

Também é possível instalar a manta térmica em coberturas metálicas.

A manta deverá ser instalada sobre as terças e fixadas com fita adesiva. Deverá ter um cuidado muito grande com emendas e arremates.

Após a fixação das mantas as telhas deverão ser instaladas normalmente.

Principais vantagens da manta térmica

A manta térmica para telhado pode ser muito útil para uma edificação, as principais vantagens são:

  • Isolante térmico eficiente com redução do calor interno em até 10º Celsius;
  • No inverno impede que o calor interno seja perdido com facilidade;
  • Redução do consumo de energia com ar condicionado e outros equipamentos;
  • Reduz o ruído em telhas metálicas durante períodos de chuva;
  • Evita a infiltração de água para o interior da edificação em dias de chuva de ventos ou em pontos com telhas quebradas;
  • Impede a entrada de sujeira, fuligem e insetos pelo telhado;
  • Possui baixo custo de aquisição e instalação;
  • Não exige mão de obra especializada para a instalação.

Considerações finais

Como você pode ver a manta possui inúmeras vantagens para uma edificação e possui baixo custo para instalação. Caso você deseja obter melhor conforto térmico em sua residência não deixe de usá-la.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet