Obras e Tecnologia

Instalação elétrica residencial de forma simples e prática

Uma boa instalação elétrica residencial proporciona para uma residência boas condições de funcionalidade e também uma economia no consumo de energia elétrica. Tudo isso valoriza ainda mais uma edificação, fazendo com que o usuário tenha um ótimo retorno durante o período de utilização.

Para garantir uma boa encomia é fundamental que toda a instalação seja dimensionada de forma adequada, com a definição de circuitos de forma inteligente e econômica.

Quanto à funcionalidade é importante prezar pelo posicionamento correto de elementos como tomadas, interruptores e luminárias. Isso é essencial para o conforto dentro de uma residência. Coisas simples como poder apagar a luz sem precisar se levantar da cama podem gerar um conforto muito grande.

Além da funcionalidade e da economia outro fator importantíssimo em uma instalação elétrica residencial é a segurança. Toda a instalação deve ser feita de forma a garantir a segurança dos moradores e também das pessoas que farão algum tipo de manutenção na casa.

Para garantir tudo isso, é necessário que toda a instalação obedeça às normas técnicas da ABNT e também os procedimentos das concessionárias de energia de cada região.

Como fazer uma instalação elétrica residencial

dicas e passos para a execução de uma boa instalação elétrica residencialO processo para desenvolvimento de uma instalação elétrica residencial pode ser dividido em duas etapas. A primeira etapa é o projeto das instalações elétricas e a segunda etapa é a implantação do projeto, ou seja, a execução da obra. Para uma boa instalação elétrica é fundamental que as duas etapas sejam feitas com qualidade e por profissionais habilitados e capacitados.

Mesmo que você contrate um bom projeto elétrico, mas contrate uma equipe ruim para execução da sua obra você não terá no fim uma boa instalação elétrica. As duas etapas são dependentes entre si, logo, é essencial que você invista corretamente em cada uma das etapas.

Veja mais detalhes sobre cada etapa a seguir.

1 – Elaboração do projeto elétrico:

A elaboração do projeto elétrico é a primeira etapa para o desenvolvimento de uma instalação elétrica residencial de qualidade.

Esta etapa pode ser dividia ainda em quatro partes distintas:

  • Estudo preliminar;
  • Dimensionamento e detalhamento;
  • Desenho do projeto;
  • Aprovação do projeto na concessionária de energia.

Durante a fase do estudo preliminar o projetista irá levantar todas as informações necessárias para o desenvolvimento de um bom projeto elétrico. Serão listados todos os equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, luminárias, condicionadores de ar, equipamentos de segurança e qualquer outro equipamento que necessitar de ponto elétrico para funcionamento.

Este levantamento deverá informar todas as características dos equipamentos, em especial a potência de cada um.

Após a este levantamento é iniciado o dimensionamento e detalhamento das instalações. Serão dimensionados os circuitos de distribuição, o diâmetro dos cabos, o diâmetro dos eletrodutos, os disjuntores dos quadros de distribuição e de medição, dispositivos de proteção contra surtos e demais elementos necessários.

A fase de desenho é responsável por mostrar graficamente tudo o que definido na fase anterior, de dimensionamento e detalhamento. O projeto deverá seguir as indicações de desenho das normas técnicas e padrões já estabelecidos no dia a dia de cada região. É importante que o desenho do projeto traduza com fidelidade e clareza todo o dimensionamento realizado.

Por fim, é necessário que o projeto seja aprovado na concessionária de energia de cada região. Esta aprovação é simples e na maioria dos casos o responsável pelo projeto que se encarrega deste trabalho.

2 – Execução da obra de instalação elétrica residencial:

Como falado anteriormente, a segunda etapa é a execução da obra. É hora de construir tudo que está indicado pelo projeto.

Seguir com fidelidade o projeto é fundamental para que a instalação elétrica residencial tenha segurança, economia e a funcionalidade necessária. Vale ressaltar que todo o projeto deve ser desenvolvido com critério e seguindo as indicações do proprietário.

Caso seja necessário executar alguma parte do projeto de forma diferente é importante deixar claro para que na hora da utilização não ocorra nenhum tipo de engano. Isso pode ser feito por meio de um as built.

Para ter sucesso em sua obra contrate um eletricista com experiência e que já tenha executado serviços de qualidade na sua região. É importante que ele tenha total domínio no que está indicado no projeto e também a capacidade de analisar criticamente qualquer mudança necessária no local da obra.

Os passos para a execução das instalações elétricas são simples, e podem ser descritos da seguinte forma:

  • Posicionamento das caixas de passagem e eletrodutos;
  • Instalação dos condutores dentro dos eletrodutos já posicionados;
  • Montagem e instalação dos quadros de medição e distribuição;
  • Instalação dos interruptores, tomadas e luminárias;
  • Aferição do funcionamento de todos os pontos elétricos.

Não deixe de contratar uma boa equipe para ter sucesso e tranquilidade em sua obra.

Finalizando

Como pode ver, é essencial para uma boa instalação elétrica residencial ter um bom projeto em mãos e contratar uma boa equipe para a execução. Antes de contratar qualquer profissional verifique se o mesmo é habilitado e capacitado para o serviço.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência deixe um comentário.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet