Dicas e Inovação

Iluminação para jardim: Dicas para ter sucesso em sua obra

A iluminação é uma parte essencial da decoração de uma residência. É claro que uma boa iluminação não pode faltar também no jardim. Neste artigo você vai aprender algumas dicas que são importantes sobre a iluminação para jardim, veja a seguir como aproveitar melhor todo potencial de uma boa iluminação.

Antes de mais nada é importante salientar que a iluminação cumpre inúmeros objetivos como obtenção de boas condições para visão, segurança, conforto e também como parte da decoração de um ambiente.

Uma boa iluminação, além de garantir os objetivos acima, também precisa ser econômica quanto ao consumo de energia elétrica e com instalações adequadas, para garantir a segurança dos usuários.

Caso você não tenha uma boa experiência com instalações elétricas e tenha dificuldade em pensar em uma boa iluminação para sua decoração, é importante contar com auxílio de profissionais capacitados e habilitados para este tipo de serviço.

Veja a seguir as principais dicas para ter sucesso com sua iluminação para jardim.

Dicas sobre iluminação para jardim

1 – Faça bons projetos para a iluminação do seu jardim:

dicas para ter sucesso com uma boa iluminação para jardimPara ter tranquilidade em sua obra de iluminação do jardim é importante que você faça dois tipos de projeto, o projeto luminotécnico e o projeto das instalações elétricas.

No projeto luminotécnico serão indicadas o tipo de luminárias adotados, o posicionamento das mesmas, a cor das luminárias e demais informações necessárias para a decoração do ambiente.

O projeto de instalações elétricas é o projeto onde estará indicada a infraestrutura para levar energia elétrica até suas luminárias e elementos de decoração. Onde serão indicados a passagem dos eletrodutos, fios, interruptores e quadros de energia.

Quando o jardim está sendo construído junto com a casa é natural que o projeto de iluminação do jardim e das instalações elétricas sejam feitos junto com o projeto da casa. Agora se você está fazendo uma reforma é importante fazer um projeto independente.

2 – Faça uma boa rede elétrica em seu jardim:

Quando o assunto é energia elétrica é fundamental se preocupar com a segurança e a economia. Logo, a segunda dica para ter sucesso com sua iluminação para jardim é fazer uma rede elétrica de qualidade.

Para isso, é fundamental que você compre materiais de construção de primeira linha, contrate mão de obra adequada e siga as instruções que estão no projeto de instalações elétricas.

Em um jardim os fios elétricos são subterrâneos, este tipo de serviço deve ser bem executado para não ter problemas no futuro com acidentes ou até mesmo falta de energia elétrica em alguns pontos.

Vale à pena reforçar, contar com bons profissionais é fundamental para que sua rede elétrica seja feita com segurança e qualidade.

3 – Escolha bem as cores e os efeitos que serão utilizados:

Uma boa iluminação para jardim pode ser utilizada de inúmeras formas, como para iluminação do ambiente como um todo, destaque para plantas ou objetos ou efeitos de sombra.

Tudo isso dependerá do posicionamento das luminárias, por isso, é importante contar com um bom projeto luminotécnico.

Além dos tipos de luminária e do posicionamento é necessário estar atento às temperaturas de cores das lâmpadas.

As lâmpadas podem ser frias ou quentes, cada tipo de lâmpada atende um objetivo diferente, enquanto algumas proporcionam melhor luminosidade para o trabalho outras tem o objetivo de criar um ambiente propício para o descanso.

Neste ponto é necessário tomar cuidado para não exagerar. Lembre-se que o ambiente é um jardim e em um jardim os elementos de destaque são as plantas.

4 – Faça a opção por lâmpadas duráveis e econômicas:

A quarta dica para você que quer ter sucesso com a iluminação para jardim é escolher boas lâmpadas para sua obra.

Uma boa lâmpada é aquela que tem um bom período de vida útil e ainda tem baixo consumo de energia elétrica. A lâmpada que mais se encaixa neste perfil é a lâmpada LED.

As lâmpadas LED são mais caras e exigirão de você um maior investimento inicial, mas são muito mais duráveis e econômicas que as lâmpadas convencionais.

Além disso, fique atento às opções específicas para jardim. Algumas lâmpadas e luminárias são desenvolvidas para este e fim, ou seja, não se degradam por estarem expostas ao sol ou chuva.

5 – Tome cuidado para não exagerar na iluminação:

Toda decoração bem-sucedida é feita com bom senso e sem exageros. Assim também deve ser a iluminação para jardim. A quinta dica desta lista é fazer tudo sem exageros.

Tome cuidado com a luz em excesso, além de seu jardim não ficar com boa aparência a luz em excesso é capaz de acabar com o conforto das pessoas que frequenta o espaço, além de atrapalhar visão das pessoas.

Para evitar que você passe por este tipo de problema contrate bons profissionais para fazerem seu projeto luminotécnico e esforce-se por conhecer jardins bem iluminados pessoalmente. Assim você terá condições de ter uma visão crítica do ambiente e do que você quer que seja feito.

Existem inúmeros modelos que podem ser encontrados na internet, mas uma foto não é capaz de superar a importância da presença. Só assim você sentirá a intensidade da iluminação e conforto de frequentar o espaço.

Considerações finais

Antes de finalizar este artigo é válido ressaltar que uma boa iluminação é aquela que alcança todos os objetivos citados no início do artigo. Mas em alguns casos, conforme a disponibilidade financeira de cada um é possível se arriscar um pouco mais e investir em novas tecnologias para ter uma iluminação mais artística de todo ambiente.

Confira mais uma vez as dicas para você ter sucesso com sua iluminação para jardim:

  • Faça bons projetos para a iluminação do seu jardim;
  • Faça uma boa rede elétrica em seu jardim;
  • Escolha bem as cores e os efeitos que serão utilizados;
  • Faça a opção por lâmpadas duráveis e econômicas;
  • Tome cuidado para não exagerar na iluminação.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou quer colaborar com sua experiência deixe um comentário.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet