Estrutura Metálica

Galpão de estrutura metálica: Dicas para uma boa construção

A opção por construir um galpão de estrutura metálica é cada vez mais comum. Antigamente, este tipo de construção era utilizado somente para grandes obras.

Mas, com a redução do custo da estrutura metálica, esta tecnologia está viabilizada até para pequenas construções, como oficinas, garagens, fábricas de pequeno porte e quadras poliesportivas.

Quando bem utilizado, um galpão de estrutura metálica pode reduzir custos consideráveis em uma construção. Além de garantir grandes vãos e uma edificação quase sem pilares, aumentando consideravelmente o espaço útil de uma edificação.

Entretanto, as vantagens técnicas e econômicas só podem ser garantidas quando o galpão é bem projetado.

A falta de um bom projeto e de um bom planejamento de obra pode acarretar em um aumento do custo e na perda de competitividade do sistema construtivo.

Hoje em dia, existem diversas opções para a construção de um galpão e estrutura metálica, vale à pena avaliar a mais vantajosa para sua obra.

Tipos de galpão de estrutura metálica

5 dicas de galpão de estrutura metálicaA primeira diferença que pode ser notada na construção de um galpão é na utilização da estrutura metálica. Ela pode ser adotada somente na cobertura ou também na estrutura do galpão, como pilares e vigas.

É comum ver galpões menores onde a estrutura metálica é utilizada somente na cobertura. Neste caso, os pilares e vigas necessários na edificação costuma ser em concreto armado e as vedações em alvenaria.

Entretanto, os pilares, vigas e elementos de travamento de grandes galpões são majoritariamente em estrutura metálica. Neste tipo de construção o concreto é utilizado somente na fundação e no piso.

Estas duas opções são boas e cada uma delas tem seus benefícios, cabe ao construtor avaliar o que fazer, levando em conta a disponibilidade financeira e prazo de execução da obra.

Além desta diferença, ainda é possível escolher qual o tipo de galpão que você deseja construir conforme a tipologia da estrutura metálica.

A tipologia ideal para sua obra é indicada pelos projetistas envolvidos. Com a participação do arquiteto e projetista da estrutura.

Basicamente, você poderá encontrar no mercado as seguintes tipologias:

  • Edifício industrial duas águas com cobertura de tesoura e colunas em perfil I;
  • Edifício industrial de duas águas com perfis I laminados ou soldados;
  • Edifício industrial com duas águas, com viga de ponte rolante, apoiada em coluna com console;
  • Edifício industrial com coluna treliçada para receber a coluna da cobertura e o apoio da viga de rolamento de ponte rolante;
  • Edifício industrial geminado com quatro meias-águas;
  • Edifício industrial geminado com duas meias-águas;
  • Edifício industrial geminado com meias-águas no sentido transversal;
  • Galpão do tipo Shed com vigas mestras treliçadas;
  • Galpão em Shed com pórticos em perfis I, vigas mestras e secundárias em treliças;
  • Galpão em arco.

Dicas e cuidados necessários

1 – Projeto Executivo do Galpão Metálico:

O primeiro cuidado importante para ter sucesso com a utilização do galpão e estrutura metálica é com a elaboração de um bom projeto.

Um bom projeto arquitetônico irá garantir boa funcionalidade ao galpão. Os espaços serão adequados com o desejo do cliente. Além da necessidade de indicação de elementos de vedação, acabamentos, esquadrias e tantos outros detalhes condizentes com um galpão.

Investir em um bom projeto de estrutura metálica também pode garantir economia na hora da fabricação da estrutura e segurança estrutural para a utilização do galpão.

2 – Especifique com clareza a utilização do galpão:

Para não ter problemas no futuro é importante especificar com clareza qual será a utilização do galpão.

A utilização interferirá diretamente nas dimensões do galpão, não só em planta, mas em sua altura também.

Projetar e construir um pequeno galpão para uma oficina mecânica é muito diferente de projetar e construir um galpão com pontes rolantes e tráfego de máquinas pesadas.

Por isso, tenha consciência do que será feito com o galpão após sua construção. É claro que a utilização de uma edificação pode mudar ao longo do seu tempo de vida útil, entretanto ela deve ter condições similares à utilização antiga.

3 – Compre a estrutura metálica de uma empresa de confiança:

Outro fator importante para ter sucesso com seu galpão metálico é comprar a estrutura de uma empresa de estrutura metálica de confiança.

Assim você evita imprevistos e garante uma estrutura de qualidade para sua obra.

É claro que você precisa fazer diversos orçamentos e avaliar qual fornecedor terá o melhor custo benefício para sua obra. Nunca leve somente o preço baixo em consideração.

Avalie a qualidade do material, a experiência da empresa, o prazo de fabricação e as condições de entrega.

4 – Contrate mão de obra de qualidade para construir seu galpão:

Nem sempre o fabricante da estrutura metálica faz a montagem da mesma no local da obra.

Neste caso, o construtor deve contar com uma equipe bem qualificada para a montagem da estrutura metálica. Por ser um serviço especializado, esta mão de obra é mais cara e geralmente é terceirizada pelo construtor.

Ter uma mão de obra qualificada para a montagem de seu galpão de estrutura metálica é necessário para o sucesso da sua construção.

A montagem de uma estrutura metálica exige muitos cuidados que não podem ser desprezados pelo construtor.

Principais vantagens

É possível identificar inúmeras vantagens na utilização de um galpão de estrutura metálica. Veja a seguir as principais vantagens.

  • Boa qualidade final na construção;
  • Redução de custos para obras com grandes vãos;
  • Aumento do espaço útil da edificação;
  • Redução do prazo da obra;
  • Flexibilidade construtiva e fácil ampliação.

Finalizando

A utilização do galpão de estrutura metálica para construções menores é uma tendência que vai se popularizar cada vez mais.

Esta tecnologia quando bem adotada pode garantir muitos benefícios ao construtor.

Melhor do que ouvir falar destes benefícios é vê-lo pronto e em utilização, por isso, não tenha receio em construir o seu galpão, mas faça uma edificação segura e muito bem projetada.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Caso queira contribuir com alguma dica ou tirar alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos, você pode ajudar outras pessoas, é só clicar na rede social de sua preferência.

Até mais e boa obra!

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet