Estrutura Metálica

Fabricação de estrutura metálica: 5 Dicas para contratar

Ter sucesso com a construção de uma edificação em estrutura metálica depende de diversas etapas bem-sucedidas. A principais etapas são o projeto da estrutura, a fabricação de estrutura metálica e em terceiro a montagem da estrutura.

Para ter garantia de um serviço de qualidade é essencial uma mão de obra de qualidade em todas as etapas. Cada uma das etapas é imprescindível para a segurança, a economia e a vida útil da estrutura metálica.

É certo que existem inúmeras empresas que trabalham com a fabricação de estrutura metálica. Cada empresa possui sua expertise, maquinários e tecnologia para desenvolver seu serviço. O segredo é escolher a empresa certa para o cada tipo de serviço.

Algumas empresas são ótimas para pequenos serviços, como coberturas de galpões, escadas, e pequenas estruturas metálicas. Possuem um preço adequado para este tipo de serviço, mas não conseguem ter sucesso com grandes estruturas.

Outras empresas já possuem ampla experiência com grandes estruturas metálicas, como a construção de indústrias, grandes edifícios ou estruturas especiais. Apesar de toda a experiência e tecnologia podem não ser competitivos para pequenos projetos.

O segredo então, está em escolher de forma adequada a melhor empresa para sua obra. Veja a seguir dicas importantes na hora de contratar a fabricação de sua estrutura metálica.

5 Dicas par contratar a fabricação de estrutura metálica

1 – Faça orçamento com boas empresas no mercado:

fabricação de estrutura metálica dicas e cuidadosO primeiro passo para ter sucesso com este tipo de serviço é escolher boas empresas para orçar a fabricação da sua estrutura.

Boas empresas são aquelas que possuem um bom portfólio de serviços já realizados, estejam localizadas em uma região estratégica para sua obra e que tenham condições de oferecer um bom preço.

O melhor a se fazer é buscar referência de clientes das empresas que você deseja orçar seu serviço. Garantir a boa qualidade das empresas antes de receber orçamentos irá te auxiliar a obter preços mais balizados de acordo com a qualidade do serviço que você deseja.

Isso evita preços distorcidos de empresas aventureiras ou que não sejam comprometidas com a qualidade final da obra.

2 – Passe todas as informações para os fabricantes:

Para obter uma boa cotação da fabricação de estrutura metálica é importante que as empresas recebam todas as informações necessárias para a fabricação da estrutura.

Além do projeto de estrutura metálica completo é importante que os fabricantes tenham conhecimento de todas as especificações, memoriais descritivos e sequência de montagem.

É importante também informar ao fabricante o local da realização da obra, período do início das construções e o cronograma físico da construção. Assim o fabricante terá condições de oferecer o melhor preço diante das características e do planejamento da obra.

Evite que surjam imprevistos ou novidades após a assinatura do contrato para fabricação, isso pode gerar custos extras que não estavam previstos em seu orçamento. Além disso, pode gerar um desgaste desnecessário com o fabricante.

3 – Faça um balizamento de todas as propostas:

Com as cotações em mãos é necessário fazer um balizamento dos preços recebidos. Ou seja, é importante verificar as condições de cada proposta e ver se está tudo de acordo com o solicitado e quais os serviços são divergentes em cada proposta.

Para avaliar as propostas com verdadeiro rigor é importante que todas apresentem os mesmos serviços e condições. É certo que alguns detalhes podem ser diferentes, mas os serviços essenciais precisam ser verificados.

Com o balizamento você terá condições de ver qual proposta é realmente a mais vantajosa para sua empresa. Em alguns casos a proposta com menor preço pode não conter todos os serviços que você precisa e assim será necessário a contratação de mais um terceirizado.

Você deve avaliar todos estes pontos antes na hora de avaliar as cotações recebidas.

4 – Faça uma avaliação criteriosa do custo benefício:

A quarta dica para a contração de fabricação de estrutura metálica é fazer uma contratação baseada no custo benefício de cada proposta e não somente no custo.

É comum que durante o preço de contratação deste tipo de serviço o preço seja um elemento de grande influência nas decisões. Entretanto ele não deve ser o único critério adotado.

É necessário avaliar todos os benefícios de cada proposta, no fim você poderá perceber que nem sempre o mais barato terá as melhores condições em uma visão mais abrangente.

Dê valor à qualidade do serviço de cada empresa, prazo para fabricação, condições de pagamento, facilidade de alteração de peças, proximidade da indústria com canteiro de obras e tantos outros detalhes importantes.

Uma boa contratação não é baseada somente nos custos, mas também nos benefícios que podem ser obtidos em uma boa contratação. O barato pode sair caro no futuro.

5 – Cuidado com o cronograma de sua obra:

A última dica para contratação de uma empresa para fabricação de estrutura metálica é estar atento aos prazos requeridos pelo fabricante e os prazos disponíveis em seu cronograma.

É importante que a empresa contratada tenha condições de atender ao cronograma de sua obra. Atrasos poderão gerar custos não previstos, além da necessidade de aditivos de prazo com seus próprios clientes.

Em diversos casos, vale à pena pagar um pouco mais caro para uma empresa que tenha condições de executar o seu serviço no prazo estipulado no cronograma da obra do que pagar um valor menor para fabricação e arcar com custos do reajuste do cronograma.

Agora, se você tem tempo disponível para adequar o seu cronograma ao prazo solicitado pelo fabricante, isso pode ser uma boa solução.

O importante é avaliar os prazos com cuidado e critério. Vale à pena levantar os custos e rever o caminho crítico de sua obra diante das possibilidades e o caminhar das negociações.

Finalizando

Espero que estas 5 dicas de como contratar uma empresa para fabricação de estrutura metálica possam te auxiliar a cumprir esta função com eficiência. Lembre-se sempre de levar em consideração não somente os custos, mas também os benefícios de cada proposta recebida.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet