Estrutura Metálica

Estrutura metálica residencial: Uma boa opção para sua obra

A estrutura metálica residencial tem conquistado seu espaço no mercado da construção civil brasileira.

Embora muito utilizada na construção de galpões industriais e edifícios comerciais, a estrutura metálica ainda era vista com algumas restrições na viabilidade de residências e edificações de pequeno porte.

Entretanto, com o desenvolvimento tecnológico e com a redução do custo da estrutura metálica, é possível adotar esta tecnologia na construção de pequenas edificações.

Garantindo todos os benefícios da estrutura metálica e também a viabilidade econômica da construção com este sistema estrutural.

É certo que cada obra é um empreendimento com características e desafios diferentes. A avaliação precisa de qual sistema estrutural deve ser utilizado faz parte de um bom planejamento e um dos primeiros passos para uma construção econômica e eficiente.

Vantagens da estrutura metálica residencial

1 – Organização e limpeza do canteiro de obras:

vantagens e desvantagens da estrutura metálica residencialUma das principais vantagens da escolha pela estrutura metálica residencial é a organização e limpeza do canteiro de obras.

Isso colabora não só com o bem-estar dos funcionários, mas também com a produtividade. Uma obra organizada também evita possíveis acidentes de trabalho e desperdício de materiais.

Além disso, por se tratar de uma estrutura industrializada, reduz consideravelmente o espaço necessário para armazenamento de insumos, como areia, brita, cimento, aço e madeira.

2 – Redução do prazo de construção:

Outro benefício da escolha da estrutura metálica para construção de sua residência é a redução do prazo de construção.

Isso reduz custos indiretos como a administração da obra, mão de obra com vigilância e demais custos envolvidos.

Ter uma obra mais rápida pode facilitar a vida de quem está construindo uma residência e morando de aluguel. Assim você pode mudar o mais rápido possível para sua residência.

3 – Flexibilidade para futuras ampliações:

A estrutura metálica garante uma flexibilidade muito boa para futuras ampliações e possíveis reformas.

Esta é uma grande vantagem para quem deseja, no futuro, aumentar o tamanho da casa em função do crescimento da família ou de novas necessidades e oportunidades que surgirem no caminho.

Quem faz a escolha pela estruturam metálica residencial pode pensar em ampliações mais simples e práticas.

4 – Qualidade construtiva:

Outra vantagem da estrutura metálica é a qualidade dos elementos envolvidos na construção.

Como os perfis são industrializados, passam por um rigoroso controle de qualidade do material e de suas dimensões. As obras com este tipo de sistema têm uma precisão milimétrica.

Diferentemente do concreto armado, que depende muito da qualidade da mão de obra para um bom rigor nas dimensões.

5 – Redução dos impactos ambientais:

Para quem deseja uma residência com menor impacto ambiental, nada melhor do que contar com um material que pode ser 100% reutilizado ou reciclado.

Além disso, uma obra com estrutura metálica residencial reduz a produz de entulhos, o consumo de água e a utilização da madeira. É uma obra com menor produção de ruídos e menor produção de poeira.

Desvantagens da estrutura metálica residencial

1 – Aumento do custo inicial:

É claro que nem tudo são flores. Mesmo com tantos benefícios ainda sim existem aspectos do uso da estrutura metálica que devem ser avaliados pelo construtor.

A estrutura metálica exige um maior desembolso de recursos financeiros durante a fabricação da estrutura. Em comparação com outros tipos de sistema, por exemplo o concreto armado, que tem o custo da estrutura melhor distribuído ao logo do tempo.

Isso pode inviabilizar a utilização da estrutura metálica residencial para o construtor que não tem os recursos financeiros à disposição.

2 – Menor segurança estrutural conta incêndios:

A estrutura metálica é um sistema que deve ser bem avaliado e projetado quanto à segurança contra incêndios.

Quando comparada com as edificações convencionais de alvenaria e concreto a estrutura metálica possui condições de segurança inferiores à construção convencional.

É claro que este é um cuidado a ser observado, mas não inviabiliza nenhuma construção. Desde que sejam tomadas medidas de segurança.

3 – A logística pode impedir sua utilização:

Uma desvantagem que pode ocorrer conforme a localização da sua obra em relação à uma indústria de fabricação de estrutura metálica é a logística até a sua obra.

Grandes distâncias ou locais de difícil acesso para transporte dos perfis ou equipamentos de montagem podem inviabilizar sua opção pela estrutura metálica residencial.

Este ponto deve ser muito bem avaliado, assim você evita um custo acima do esperado para o transporte dos perfis metálicos.

4 – Necessidade proteção anticorrosiva:

Uma das dificuldades da utilização do aço em alguns ambientes é a necessidade de uma boa proteção corrosiva.

A utilização do aço em regiões litorâneas pode ser inviabilizada devido a maresia.

Além disso, todo projeto de estrutura metálica deve conter a proteção necessária, conforme o ambiente onde a obra será construída.

5 – Dificuldade de adequação durante a montagem:

Devido sua precisão milimétrica é muito difícil realizar pequenas adequações de medidas no canteiro de obras.

Diferentemente do concreto armado, que pode variar as dimensões dos vãos em centímetros e ter uma adequação segura.

Por isso, é importante contar com uma mão de obra especializada e qualificada para a execução deste serviço. Só assim é possível garantir que sua estrutura estará sendo construída de maneira correta.

Finalizando

A estrutura metálica residencial vai continuar conquistando seu espaço. Não só pela redução do custo envolvido na produção dos perfis metálicos, mas também pelo apelo arquitetônico.

Obras residenciais com a estrutura metálica aparente podem se destacar pela beleza da construção. Quando bem trabalhadas são verdadeiras obras de arte e podem garantir muita sofisticação à sua residência.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Caso queira contribuir com o conteúdo ou tirar alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos, você pode ajudar outras pessoas, é só clicar na rede social de sua preferência.

Forte abraço!

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet