Estrutura Metálica

Estrutura Metálica: Principais vantagens na construção civil

A estrutura metálica tem conquistado seu espaço no mercado da construção brasileira. Antes era vista como um produto caro e exclusivo, agora já compete de igual para igual com outras técnicas construtivas.

Apesar de sua aplicação ser relativamente nova aqui no Brasil, a estrutura metálica é utilizada desde o século XVIII, em países da Europa e nos Estados Unidos. Hoje em dia, o mercado da construção civil é com certeza um dos maiores clientes das indústrias de aço.

Para você que ainda não utiliza esta técnica construtiva é bom ficar de olhos abertos, pois em certas situações a estrutura metálica já é mais competitiva que até mesmo as estruturas pré-fabricadas.

Por se tratar de elementos industrializados é fácil garantir um bom índice de qualidade. Além disso, a utilização de mão de obra especializada colabora para uma construção sem improvisações e com maior rigor ao projetado.

Processo Executivo Simplificado

vantagens da estrutura metálica na construção civilPara a construção de um edifício em estrutura metálica é essencial a elaboração de projetos específicos para este fim. Este tipo de obra não aceita improvisações como muitas vezes é feito com o concreto armado convencional. Como todos os elementos serão fabricados industrialmente a precisão necessária é milimétrica.

Basicamente o ciclo para ter a sua estrutura metálica passa pelas seguintes fases.

1 – Elaboração dos projetos:

Um bom projeto arquitetônico é essencial para o sucesso com a construção de edifícios em estrutura metálica. Existem diversos pontos a serem observados que o arquiteto irá definir, em especial se a estrutura será aparente ou não. Além disso, é importante ter cuidados especiais com a definição dos elementos de vedação, acabamento, proteção da estrutura e fixação de esquadrias.

Além do projeto arquitetônico é muito importante o desenvolvimento de um bom projeto de estrutura metálica. Neste projeto serão definidos os perfis a serem utilizados, espessura e dimensões de cada peça estrutural. Serão determinados todos os elementos necessários como: perfis, chapas, tubos e barras.

2 – Fabricação da Estrutura Metálica:

Após a conclusão dos projetos a estrutura será fabricada em uma indústria específica para este fim. Um projeto de estrutura adequado fornecerá a empresa fabricante um projeto de fabricação dos elementos, com indicação e especificação técnica de todos os elementos.

É essencial que sejam indicados o tipo de aço, espessura dos perfis e chapas, dimensões com precisão milimétrica, detalhes construtivos como furos, enrijecimentos e recortes.

3 – Transporte para obra:

Com a finalização da fabricação a estrutura deverá ser transportada até a obra. Este serviço pode ser um custo elevado, por isso, antes de contratar uma indústria para a fabricação dos perfis verifique a distância até sua obra e a facilidade de transportar os elementos até lá.

4 – Montagem da estrutura:

O último passo é a montagem da estrutura. Para isto as fundações já devem estar executadas e perfeitamente niveladas conforme indicada em projeto específico.

Durante a montagem é importante o acompanhamento de uma equipe de topografia para a locação das principais peças. É necessário garantir um perfeito alinhamento e nivelamento dos elementos.

A união dos perfis pode ser executada por ligações parafusadas ou soldadas. Tudo isso deve estar indicado no projeto de estrutura metálica.

Como escolher o tipo de aço

Para o sucesso de sua construção é de suma importância a escolha do aço adequado para cada situação. Para isto, você deve levar em consideração os seguintes aspectos:

  • Comportamento estrutural e esforços solicitantes;
  • Grau de agressividade no qual a estrutura estará inserida, como por exemplo, ambientes industriais e proximidade da orla marítima;
  • Manutenção ao longo dos anos.

A escolha do aço adequado é importante para garantir a resistência não só estrutural da peça, mas também à corrosão dos elementos estruturais. Por isso, durante a elaboração do projeto de estrutura metálica o projetista deverá estar atento às condições que serão impostas à estrutura durante sua utilização.

Vantagens da estrutura metálica

Confira agora as principais vantagens da utilização desta técnica nas obras da construção civil. Vale ressaltar que cada obra possui suas características próprias e é dever do construtor avaliar quais vantagens ele realmente vai obter com cada tipo de técnica construtiva.

1 – Flexibilidade Arquitetônica:

A primeira vantagem é a flexibilidade quanto à elaboração do projeto arquitetônico. É certo que este tipo de estrutura pode proporcionar vãos maiores com elementos mais esbeltos se comparada com as estruturas de concreto.

Além disso, a utilização do aço proporciona ao arquiteto uma nova expressão para as construções. Em especial, quando utilizado de forma aparente.

2 – Redução do prazo de execução:

Outra característica importante é a redução do cronograma da obra. Por ser um produto fabricado fora do canteiro de obras, tem seu processo construtivo agilizado.

Ficando à cargo da equipe de obra somente a montagem dos elementos, que pode ser feita de forma rápida e prática com auxílio de equipamentos simples.

Além disso, a estrutura metálica não é afetada pelo tempo ruim. Pode continuar sendo executada mesmo em dias de chuva, o que seria um empecilho para a estrutura de concreto armado.

3 – Redução das cargas de fundação:

Outro benefício importante é a redução das cargas nos elementos de fundação. Com isso, é possível dimensionar estruturas de fundação mais baratas. Isso reduz não só o custo, mas também o prazo da obra.

É estimado que o custo das fundações pode ser reduzido em até 30% de seu valor, em comparação com as estruturas de concreto.

4 – Produto industrializado:

O produto industrializado traz dois benefícios importantes para a construção civil.

O primeiro deles é a qualidade. Os elementos estruturais são fabricados e controlados com rigorosas medidas de controle de qualidade existentes em toda indústria.

O segundo benefício é a precisão milimétrica da obra. Todos os elementos são fabricados com o tamanho necessário exato. Isso garante um perfeito nivelamento e alinhamento de toda a estrutura, facilitando assim o assentamento de esquadrias, construção de fechamentos e aplicação do acabamento.

5 – Otimização da área útil:

Por utilizar elementos mais esbeltos, as construções de estrutura metálica possuem maior potencial de aproveitamento da área útil.

Este fator é essencial nas construções atuais, onde cada centímetro otimizado valoriza ambientes importantíssimos como as garagens.

6 – Racionalização da construção:

A utilização dos elementos industrializados também colabora na racionalização da construção. Elimina o desperdício e reduz grande parte dos improvisos durante a obra.

A racionalização da construção é essencial para construções que desejam ser habilitadas como construções limpas ou receber alguma certificação ambiental.

7 – Organização do canteiro de obras:

Outra vantagem importante é a limpeza e organização do canteiro de obras. Não é necessário com esta técnica construtiva grandes espaços para armazenamento de insumos como areia, cimento, brita, armação e madeira.

Além disso, reduz a produção de entulhos durante a execução da obra.

8 – Preço competitivo:

Colocar como vantagem deste tipo de técnica construtiva o preço seria muita ousadia tempos atrás. Entretanto, conforme o tipo de obra a estrutura metálica pode sim ser a opção construtiva mais competitiva do mercado.

O importante é avaliar as opções existentes e fazer a melhor opção para sua obra. O que não convém mais é deixar esta técnica construtiva de lado, sem considerar a sua utilização.

Considerações Finais

Para você que deseja utilizar a estrutura metálica em sua construção fique atento aos detalhes importantes, como um bom projeto, facilidade de acesso e transporte, fabricação por uma empresa de confiança e equipe especializada para montagem e instalação.

Com esta técnica construtiva você vai conseguir uma construção mais limpa, com maior rigor em seu controle de qualidade e com um cronograma muito mais enxuto comparado a uma estrutura em concreto armado.

Boa sorte em sua construção!

Caso queira contribuir com o conteúdo ou tirar alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos, você pode ajudar outras pessoas, é só clicar na rede social de sua preferência.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet