Estrutura Metálica

Estrutura metálica para casas: 5 Cuidados essenciais

É cada vez maior o uso de estrutura metálica para casas. A popularização do preço da estrutura metálica tem possibilitado a ampliação de seu uso, o que antes era limitado a grandes construções ou elementos específicos de uma obra.

O seu uso em residências possibilita inúmeras vantagens para o construtor, como a rapidez na construção, o uso de mão de obra especializada e canteiro de obras mais limpo e seguro.

A estrutura metálica para casas chega a ser competitiva com outras técnicas de construção quando é levado em consideração todos os aspectos de uma obra, como a redução do peso próprio da construção que gera economia na fundação e redução dos custos indiretos devido a redução do prazo da obra.

Entretanto, a utilização da estrutura metálica exige cuidados mais rigorosos. Só assim é possível garantir que você irá usufruir de todos os benefícios da estrutura metálica.

7 Cuidados essenciais com estrutura metálica para casas

1 – Desenvolver projetos compatíveis com a estrutura metálica:

dicas e cuidados de estrutura metálica para casasO primeiro cuidado é com o desenvolvimento dos projetos. É importante que o projeto arquitetônico e todos os projetos complementares sejam desenvolvidos considerando a opção pela estrutura metálica.

Isso é essencial para aproveitar todos os benefícios deste tipo de tecnologia. Além disso, obras com este tipo de estrutura não podem ser adaptadas no canteiro de obras, por isso os projetos devem estar concluídos e compatibilizados para iniciar a construção.

Também é importante investir em um bom projeto de estrutura metálica, assim você terá uma estrutura econômica, segura e eficiente.

2 – Comprar a estrutura de uma empresa de confiança:

O segundo cuidado ao utilizar estrutura metálica para casas é contratar uma boa empresa para a fabricação da estrutura.

É importante que você leve em consideração os seguintes aspectos para a contratação de uma empresa de fabricação de estrutura metálica:

  • Verifique a experiência da empresa;
  • Esteja atento à localização da indústria;
  • Escolha o melhor custo benefício;
  • Verifique o prazo de fabricação;
  • Verifique as condições de pagamento.

Vale ressaltar que você não deve utilizar o preço como único parâmetro para contratar a fabricação da sua estrutura metálica. O barato pode sair caro, caso você contrate uma empresa que não preza pela qualidade ou que atrase demais a fabricação de sua estrutura.

3 – Contratar uma equipe de confiança para fazer a montagem:

Nem todas as empresas que fabricam a estrutura metálica oferecem o serviço de montagem da estrutura. Caso o seu fabricante não monte a estrutura você deverá contratar uma equipe especializada para isso.

A montagem correta da estrutura metálica exige cuidados especiais e deve ser feita sob a supervisão de um profissional responsável.

As ligações de uma estrutura metálica são pontos frágeis em toda estrutura. As peças podem ser soldadas ou parafusadas, independentemente do tipo de ligação elas exigem conhecimento técnico adequado para garantir a segurança da estrutura.

4 – Fazer a proteção adequada em toda a estrutura:

Outro cuidado fundamental com a estrutura metálica para casas é relativo à proteção adequada da superfície da estrutura.

A estrutura metálica está sujeita à corrosão, quando a superfície não é tratada de modo adequado o período de vida útil da estrutura é comprometido. Isso faz com que você tenha um custo futuro muito grande com intervenções de reforço estrutural.

Este cuidado deve ser intensificado em regiões próximas ao mar, onde o ambiente é muito agressivo para estruturas metálicas. Além do ambiente marítimo a proteção é essencial em locais próximos a indústrias e áreas molhadas.

5 – Fazer a manutenção preventiva da estrutura:

A manutenção da estrutura da edificação é algo que fica esquecido pela maioria dos usuários, entretanto uma boa manutenção pode prevenir problemas sérios e ainda garantir a segurança aos usuários.

A estrutura metálica para casas deve passar por inspeções rotineiras, afim de identificar qualquer tipo de problema que esteja acontecendo com a estrutura. Pequenos sinais de corrosão devem ser tratados afim de que a estrutura não perca área de aço em sua seção útil.

Caso o proprietário encontre anomalias sérias na estrutura, como corrosões em estado avançado é necessário entrar em contato com um profissional adequado para o desenvolvimento do reforço estrutural necessário.

Para quem deseja construir uma casa em estrutura metálica é necessário exigir do projetista de estrutura ou do fabricante um manual com a indicação de quais os procedimentos necessários para inspecionar a edificação e garantir uma boa manutenção preventiva.

Finalizando

Estou certo de que a estrutura metálica será cada vez mais utilizada em construções de pequeno porte. O custo que era tido como empecilho tem abaixado, o que atrai muitos construtores.

Veja abaixo um resumo dos 5 cuidados essenciais com a estrutura metálica para casas:

  • Desenvolver projetos compatíveis com a estrutura metálica;
  • Comprar a estrutura de uma empresa de confiança;
  • Contratar uma equipe de confiança para fazer a montagem;
  • Fazer a proteção adequada em toda a estrutura;
  • Fazer a manutenção preventiva da estrutura.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência deixe um comentário.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet