Fundação e Contenção

Empresas de sondagem de solo: Como escolher a melhor opção

Existem inúmeras empresas de sondagem de solo por todo o Brasil. Além da diversidade de opção, o preço é um fator que também pode variar muito. O objetivo deste artigo é auxiliá-lo a escolher a empresa ideal para você contratar.

Para isto, vou listar 5 pontos que considero essenciais para uma boa contratação de empresas de sondagem. É claro que em alguns casos, poderão surgir outros pontos importantes a serem avaliados conforme cada tipo de obra, o que ficará a seu critério estabelece-los.

O que dificulta uma boa escolha na contratação de serviços de engenharia, em boa parte dos casos, é a falta de critérios objetivos. Ou seja, as escolhas são feitas de forma arbitrária, por indicação ou por uma preferência pessoal.

O primeiro passo então é definir quais são os critérios importantes para a contratação de um serviço de sondagem de solo e o peso que cada um deles terá em sua decisão.

Como escolher empresas de sondagem de solo

Neste artigo vamos considerar então os seguintes critérios para avalição das empresas de sondagem:

  1. Equipe técnica qualificada e treinada;
  2. Preço justo e forma de pagamento;
  3. Experiência comprovada na área;
  4. Qualidade dos relatórios;
  5. Equipamentos adequados e em ótimo estado de conservação.

Os critérios acima estão dispostos em uma ordem de importância, conforme minha avaliação. Esta ordem pode ser definida por você, assim como alguns critérios podem ser adicionados ou até mesmo trocados por você.

1 – Equipe técnica qualificada e treinada:

Como escolher empresas de sondagem de soloPara ter sucesso com a realização de sondagens de campo e ensaios de laboratório é essencial uma equipe qualificada e bem treinada.

O processo executivo de uma sondagem quando feito fora de norma pode maquiar resultados e até mesmo inviabilizar uma sondagem. É comum encontrarmos relatórios de diferentes empresas para um mesmo local com resultados muito diferentes, neste caso uma das empresas falhou no rigor ao método executivo.

Por isso, uma boa equipe é primordial, em relação aos outros aspectos, pois uma equipe mal treinada por ser apenas um desperdício de serviço. Além de transmitir informações inconclusivas ou equivocadas ao projetista ou construtor.

A melhor forma de se prevenir é fiscalizar o sérvio da equipe a ser contratada, ou verificar com clientes antigos a qualidade da equipe técnica e dos serviços já realizados.

2 – Preço justo e formas de pagamento:

O preço é, sem sombra de dúvidas, um ponto decisivo na hora de contratar um serviço.

Mas vale ressaltar, que o preço baixo não pode ser tomado como única justificativa para a escolha de determinada empresa de sondagem. Este é um grande risco, é importante escolher um bom preço sim, mas um preço que seja adequado.

Para serviços de sondagem de solo é importante não só avaliar o preço por metro de furo realizado, mas também todos os outros custos envolvidos, como:

  • Mobilização dos equipamentos;
  • Mudança de furos;
  • Fornecimento de água;
  • Entre outros custos envolvidos.

Além do preço é importante avaliar as condições de pagamento do serviço. Em serviços muito grandes uma boa condição de pagamento pode ser uma vantagem superior ao preço da execução do serviço.

3 – Experiência comprovada na área:

É possível encontrar muitas empresas de sondagem de solo com muitos anos de experiência e boa qualificação técnica.

Entretanto, você também pode encontrar inúmeras empresas antigas, mas com equipe técnica desqualificada. Assim, como você pode encontrar empresas jovens que executam muito bem todos os serviços.

A experiência de uma empresa que presta serviços para o setor de engenharia não deve ser medida somente pela idade, mas sim pelos serviços já realizados e a boa capacidade técnica dos funcionários.

Contar com uma empresa experiente, que já conhece a região onde os ensaios serão realizados é uma boa opção. Isto reduz imprevistos no dia a dia de execução das sondagens.

Uma forma de averiguar a experiência de uma empresa de sondagens é por meio de atestados técnicos ou contato com clientes anteriores.

4 – Qualidade dos relatórios:

A qualidade dos relatórios finais deve ser avaliada antes da contratação dos serviços de sondagem de solo.

Caso você não verifique este ponto você poderá ter sérios problemas quando o serviço já estiver concluído. Em um relatório é importante averiguar se todas as informações necessárias estão bem definidas e descritas de forma correta.

É importante estar atento a alguns pontos como:

  • Cota do topo do furo e nível de referência;
  • Coordenadas e locação dos furos;
  • Indicação do nível d’água depois de 24 horas;
  • Descrição dos equipamentos utilizados;
  • Descrição do revestimento utilizado;
  • Descrição correta das amostras coletadas;
  • Data da realização das sondagens;
  • Responsável técnico pelas sondagens;
  • Indicação do perfil geográfico com indicação de legenda;
  • Profundidade do furo;
  • Notas para qualquer tipo de esclarecimento.

Vale ressaltar também a importância de um relatório feito com um bom layout, onde as informações estejam dispostas de maneira adequada e de fácil visualização. Isto evita qualquer tipo de erro de leitura durante a utilização do relatório para elaboração dos projetos ou execução de obras.

Não são todas as empresas de sondagem de solo que prezam por um bom relatório, por isso fique atento a este detalhe.

5 – Equipamentos adequados e em ótimo estado de conservação:

Por último, é importante contratar uma empresa que tenha equipamentos adequados, conforme as normas vigentes, e em ótimo estado de conservação.

Equipamentos estragados ou com pequenos defeitos podem comprometer o resultado dos ensaios, mesmo se utilizados por uma equipe experiente e qualificada.

Por isso, verifique esta questão ante de definir qual a empresa ideal para prestar os serviços para você.

Finalizando

Como disse no início do artigo, são inúmeras as empresas de sondagem de solo no mercado, entretanto não são todas que cumprem pelo menos estes 5 requisitos.

Fique sempre atento a empresas que praticam um preço muito inferior ao preço médio do mercado. O que pode parecer uma vantagem, no fim pode ser um grande prejuízo.

Caso queira contribuir com o conteúdo ou tirar alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos, você pode ajudar outras pessoas, é só clicar na rede social de sua preferência.

Boa sorte em sua obra e um forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet