Estrutura Metálica

Empresas de estrutura metálica: 5 Dicas para escolher a ideal

Existem no mercado diversas empresas de estrutura metálica. Desde grandes indústrias a pequenos serralheiros.

Escolher a empresa ideal para comprar a sua estrutura metálica é um passo importante para sua obra.

A fabricação da estrutura é uma etapa fundamental no cronograma físico da obra, atrasos na fabricação aumentam os custos e ainda impedem o andamento de outros serviços.

Além do atraso, quando você contrata uma empresa inadequada você corre diversos riscos, como erros nas dimensões de peças estruturais, erro no gabarito de furação, furos nos perfis metálicos não previstos em projeto, falta de concordância nas emendas, problemas na montagem da estrutura e tantos outros erros possíveis.

Além de se prevenir de erros é importante escolher, entre as opções de empresas de estrutura metálica, uma empresa com solidez financeira e com boas condições comerciais.

Confira neste artigo 5 dicas para você não falhar na hora de contratar uma empresa de estrutura metálica.

5 Dicas para escolher um fabricante de estrutura metálica

1 – Verifique a experiência da empresa:

dicas de contratação de empresas de estrutura metálicaO primeiro ponto a verificar é a experiência da empresa. Quando falo de experiência não falo simplesmente do tempo que ela está no mercado, mas os serviços já realizados e a qualidade destes serviços.

Contratar uma empresa que já está acostumada a fabricar o produto que você deseja comprar é uma boa opção.

Existem empresas de estrutura metálica que são antigas, mas permanecem com práticas inadequadas, tem um custo alto e atrasam entregas. Assim como, existem empresas novas, que mesmo sem tanto tempo de mercado, conseguem entregar um bom produto e no prazo correto.

Por isso, antes de contratar é importante avaliar os serviços anteriores. Conversar com clientes antigos é uma boa ideia, assim você poderá saber de detalhes que o fabricante não te contará.

Não tenha vergonha de pesquisar o passado da empresa que você quer contratar.

2 – Esteja atento à localização da indústria:

O transporte da estrutura metálica até a obra é um fator importante na hora de contratar a fabricação da sua estrutura.

É um custo que você deve avaliar bem. Contratar empresas próximas à sua construção pode reduzir muito o custo de compra da sua estrutura, ainda mais se sua obra tiver difícil acesso.

Caso o transporte seja por sua conta não deixe de orçar este serviço e comparar as opções de fabricante que você tem.

Talvez, o fabricante com menor preço pode ser inviabilizado pela distância ou uma localização de difícil acesso à sua obra.

3 – Escolha o melhor custo benefício:

Escolher o melhor custo benefício não significa escolher o menor preço.

O preço da estrutura metálica não deve ser o único fator de decisão para a contratação de uma empresa. É importante avaliar a qualidade da estrutura fabricada pela empresa e os demais itens indicados neste artigo.

Além disso, condições comerciais também são importantes. Condições como parcelamento do valor da proposta, condições de entrega e oferta de benefícios extras podem fazer com que uma proposta um pouco mais cara tenha mais benefícios para sua empresa.

Tome cuidado também com preços muito abaixo do mercado. Antes de fazer a opção por este tipo de empresa vale à pena investigar bem os serviços já executados e a qualidade da matéria prima e mão de obra adotadas na fabricação.

Não faça do preço o único balizador para contratação de empresas de estrutura metálica. Avalie muito bem todos os benefícios e tome uma decisão sensata para seu negócio.

4 – Prazo para fabricação da estrutura metálica:

O prazo gasto para a fabricação a estrutura metálica também é fundamental para viabilizar uma contratação.

Você deve se lembrar sempre que a estrutura metálica faz parte de um conjunto maior e que outros serviços estão ligados à execução da mesma. Assim, é importante contratar uma empresa que tenha disponibilidade de fabricar sua estrutura no tempo previsto no cronograma físico da obra.

Não adianta contratar uma empresa que tenha o melhor preço na fabricação, mas não tem condições de fabricar os perfis metálicos no prazo condizente ao cronograma.

Os atrasos geram muitos outros custos indiretos. Cabe a você avaliar se vale a pena reduzir o custo na fabricação da estrutura e arcar com os custos indiretos pela alteração do cronograma da obra.

5 – Tome cuidado com projeto do fabricante:

É prática de muitas empresas de estrutura metálica oferecerem para seus clientes a elaboração dos projetos de estrutura metálica.

Este tipo de situação é muito comum, mas deve ser avaliada com cuidado e critério. Caso você não confie e não conheça a empresa que está contratando esta economia pode se tornar um prejuízo para você.

Você compra a estrutura por peso e a definição de qual perfil fabricar interfere diretamente no peso final a ser pago. Quando você concorda que o projetista seja o fabricante, uma empresa de má fé pode se aproveitar da situação e escolher uma estrutura um pouco mais pesada do que necessário.

É claro que existem empresas sérias e íntegras, mas você precisa conhece-las antes de deixar o seu projeto nas mãos do fabricante.

Um projeto de estrutura metálica é um custo muito baixo em relação à fabricação dos perfis. Vale à pena colocar na balança qual o real benefício de não elaborar o seu próprio projeto

Finalizando – Empresas de Estrutura Metálica

Não esqueça destas dicas na hora de contratar empresas de estrutura metálica.

É importante estar atento a todos os detalhes em uma negociação, caso você não tenha experiência na contratação deste tipo de serviço, não tenha vergonha em pedir ajuda a mais experientes e pesquisar muito bem a experiência da empresa que você vai contratar.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Caso queira contribuir com o conteúdo ou tirar alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos, você pode ajudar outras pessoas, é só clicar na rede social de sua preferência.

Forte abraço!

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet