Concreto Armado

Concreto Aparente: Características e cuidados especiais

O concreto aparente é uma excelente opção para todo tipo de construção. Utilizado principalmente como elemento de decoração, este tipo de concreto pode agregar valor à obra e ainda gerar economia à construção.

Começou a ser utilizado a partir dos anos 30 e ganhou grande destaque nas décadas de 60 e 70 com arquitetos modernistas famosos, como Oscar Niemeyer.

O concreto aparente tem a mesma composição que o concreto convencional, o que muda é que este material não será revestido com emboço, reboco ou revestimento cerâmico.

Além disso, esta tecnologia exige cuidados especiais. Sem estes cuidados a aparência do concreto poderá não agradar aos moradores, produzindo manchas, brocas e diferença de cor ao longo da edificação.

Vale destacar que este concreto terá duas funções para edificação, a função estrutural e a função de acabamento. Desta forma, a estrutura deve ser projetada e construída considerando estas duas finalidades.

Confira a seguir dicas importantes para a utilização do concreto sem nenhum revestimento.

7 Dicas para utilizar o concreto aparente com sucesso

1 – Prever sua utilização no projeto executivo:

dicas para usar o concreto aparenteA primeira dica para ter sucesso na utilização do concreto aparente é prever sua utilização nos projetos de arquitetura e de estrutura.

A utilização deste tipo de concreto interfere diretamente na decoração da sua construção. Combinar elementos e móveis será necessário para garantir um aspecto agradável, moderno e aconchegante à sua construção.

Além disso, o projeto de arquitetura deverá especificar como o projeto será protegido, se será aplicado verniz ou qualquer outro produto.

Especificar esta condição no projeto estrutural também será muito importante. Como os elementos não serão revestidos com argamassa é importante considerar um cobrimento adequado das armaduras. Principalmente em áreas industriais e marítimas.

Além disso, o projetista de estrutura deverá projetar uma estrutura que fissure o mínimo possível.

2 – Tome cuidado com os insumos utilizados no concreto:

O concreto é formado pela mistura de cimento, areia, brita e água, e em alguns casos aditivos.

Para que o seu concreto aparente seja de boa qualidade é necessário um cuidado muito grande com os insumos a serem utilizados. Deve ser feito um controle rigoroso na escolha e seleção dos materiais.

Os cuidados com os agregados se referem à uniformidade de cor e granulometria.

Quanto ao tipo de cimento, é importante utilizar o mesmo tipo em toda a estrutura que ficará aparente. Assim você evitará a criação de manchas e tonalidades de cor diferentes.

Além disso, dê preferência a cimentos mais puros, evitando o CP-III, por conter uma variação muito grande de escória.

3 – Escolha um traço adequado:

Outro fator importante para a utilização do concreto aparente é a definição de um traço adequado.

Este traço deve garantir as propriedades necessárias para a função estrutural do concreto e também proporcionar boa aparência à superfície das estruturas de concreto que ficarão aparentes.

É necessário utilizar a mesma quantidade de água no traço de todos os elementos estruturais, visto que a quantidade de água é um fator preponderante na tonalidade do concreto.

Você encontrará na literatura técnica diversas indicações de traços adequados para este tipo de concreto. Em muitos casos é indicado que o fator água cimento não seja superior a 0,55 e que o concreto utilizado em pilares tenha slump de 12 cm e para vigas e lajes, slump de 8 cm.

A utilização de aditivos plastificantes é necessária em alguns casos para alcançar uma boa trabalhabilidade, visto a utilização de uma baixa quantidade de água.

4 – Utilize as formas corretas para este tipo de concreto:

As formas são fundamentais para uma superfície de qualidade e correspondente ao planejado em projeto.

É comum utilizar em estruturas de concreto aparente formas de compensado plastificado ou formas metálicas. Estes dois tipos de forma garantem uma superfície lisa e uniforme.

Também é possível utilizar formas que garantam textura à superfície, neste caso, são utilizadas formas específicas com a textura indicada.

Um cuidado importante com relação às formas é a utilização de desmoldantes. Um desmoldante inadequado pode interferir na coloração do concreto, produzindo manchas e mudança de tonalidade.

Para evitar este tipo de problema, utilize desmoldantes à base de água para formas de compensado plastificado e desmoldantes à base de óleo vegetal para formas metálicas.

5 – Execução da estrutura de concreto:

Também são necessários cuidados no momento da execução das peças estruturais.

O lançamento do concreto deve ser feito a uma altura adequada, evitando a segregação de material durante o lançamento. Além disso, o concreto deve ser adensado corretamente, com auxílio de vibradores de imersão.

É imperdoável a ocorrência de brocas em uma estrutura de concreto sem revestimento.

Para isso, utilize uma mão de obra bem treinada para a execução e siga todas as orientações normativas e as boas práticas da engenharia para a execução de estruturas de concreto.

Lembre-se que qualquer tipo de correção necessária na estrutura de concreto acarretará em um prejuízo estético muito grande.

6 – Cuidados com a proteção do concreto:

Quando o concreto possui revestimento os cuidados com sua proteção são mínimos, pois o contato elementos agressivos é muito baixo.

No caso do concreto aparente, o contato é frequente com todo tipo de intempérie. Em especial se o concreto for utilizado em ambiente externo.

Neste caso é importante tomar certos cuidados com a proteção do concreto. Você pode adotar diversas técnicas para garantir que o seu concreto esteja protegido.

As práticas mais comuns são:

  • Pintura com hidrofugantes;
  • Pintura com verniz;
  • Adição de dióxido de titânio.

Finalizando

É possível agregar muito valor à uma construção com a utilização do concreto aparente. Mas, para garantir isso é importante seguir os cuidados citados acima.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Caso queira contribuir com alguma dica ou tirar alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos, você pode ajudar outras pessoas, é só clicar na rede social de sua preferência.

Até mais e boa obra!

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet