Concreto Armado

Como fazer uma escada de concreto: Guia Prático

Este post é especial para você que quer aprender como fazer uma escada de concreto para sua edificação. As escadas de concreto têm um ótimo custo benefício e podem ser adaptadas facilmente às diversas características arquitetônicas de uma edificação.

Antes de mais nada é válido destacar a importância de todos os serviços serem executados por profissionais capacitados e habilitados. Assim, você não correr riscos de construir uma escada desconfortável ou fora das normas vigentes.

Para ter sucesso com sua escada é necessário estar atento à segurança necessária e ao conforto durante a sua utilização. É certo que todos já passaram por uma escada que os degraus pareciam altos demais ou curtos demais, isso é causado pode ser evitado com cuidados muito simples.

Outro problema é ter uma escada com tamanho insuficiente para seu uso. Por exemplo, ter uma escada tão apertada que é quase impossível passar com um móvel maior.

Estou certo que com estas dicas de como fazer uma escada de concreto você não terá estes problemas. Por isso, não deixe de ler este artigo até o final.

Como dimensionar os degraus de uma escada

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como definir boas dimensões dos degraus de uma escada. Solucionar este problema pode ser mais simples do que você pensa.

Antes de mais nada vale à pena aprender o nome de duas características importantes em uma escada que são:

degraus

  • e: espelho;
  • p: passo.

Ou seja, o espelho é a altura de cada degrau e o passo é o comprimento de cada degrau. Estas duas características são fundamentais para uma escada confortável.

É recomendado que o passo nunca seja menor que 25 centímetros e que o espelho não seja maior que 19 centímetros. Para encontrar o espelho e o passo ideal de uma escada é utilizado a fórmula de Blondel, que define o seguinte:

Ou seja, para uma escada com passo de 28 centímetros o espelho deverá ser de no máximo:

Viu como é simples. Você define uma das duas características e depois utiliza a fórmula para encontrar a outra característica. No exemplo acima definimos que o passo teria 28 centímetros e o espelho então deve ter no máximo 18 centímetros.

Agora você deve definir o número de degraus que sua escada terá. Por exemplo, uma escada com as características acima, precisa vencer uma altura de 288 centímetros (ou seja, o pé-direito é de 2,88 metros).

Para definir o número de degraus você vai dividir a altura total pelo tamanho do espelho de cada degrau, veja a seguir:

A escada do exemplo acima terá então 16 degraus.

Utilizando as equações acima você tem condições de sempre encontrar as melhores dimensões para as principais características de sua escada, o espelho e o passo.

Principais tipos de escadas de concreto

Existem inúmeros tipos de escadas de concreto. Algumas são mais simples e outras mais complexas de serem executadas. O importante é entender as características da edificação e escolher a escada ideal para cada ambiente.

Veja a seguir alguns exemplos de escadas de concreto:

  • Escadas retangulares apoiadas em vigas laterais;
  • Escadas retangulares apoiadas nas extremidades;
  • Escadas retangulares em L ou U com patamares intermediários;
  • Escadas retangulares em L ou U com patamares em leque;
  • Escadas com degraus em balanço engastados em viga lateral;
  • Escadas com degraus em balanço engastados em viga central;
  • Escadas plissadas ou em cascata.

Processo executivo de uma escada de concreto

Agora, vamos ao passo a passo de como fazer uma escada de concreto. Você vai aprender as principais etapas para construir sua escada com segurança e tranquilidade.

1 – Faça um projeto para sua escada:

dicas práticas de como fazer uma escada de concretoO primeiro passo é fazer um bom projeto para sua escada. Evite fazer uma escada no improviso, pois é quase certo que você terá algum tipo de problema.

Na fase de projeto você deverá pensar nas melhores dimensões da sua escada, definir o número de degraus, o passo e o espelho. Você também irá definir o tipo de escada e como a estrutura será executada.

O projeto de uma escada pode ser dividido em etapas distintas. Primeiro entra o projeto arquitetônico, que define as dimensões e características de todos os elementos da escada.

Em seguida deve ser feito o projeto da estrutura da escada, que define a forma como a escada será construída, a armadura necessária e os elementos de apoio da escada.

2 – Faça a forma de madeira de sua escada:

Com o projeto em mãos é hora de colocar a mão na massa. O segundo passo então, de como fazer uma escada de concreto, é executar a forma de madeira para sua escada.

Na maioria dos casos, esta forma é feita com tábua de pinho. As formas de uma escada não são simples de fazer, principalmente se a escada é um pouco mais sofisticada.

Neste caso é importante contar com um bom carpinteiro para que sua escada seja construída corretamente.

3 – Posicione as armaduras conforme projeto:

Com a forma pronta é hora de posicionar as armaduras conforme o projeto estrutural.

As armações serão fundamentais para que sua escada tenha a resistência necessária para suportar a utilização planejada. É importante estar atento aos detalhes de ligação com os elementos de apoio, como blocos de fundação ou vigas.

Em escadas mais simples a armadura de uma escada é composta por armadura principal e armadura de distribuição. Você deve estar atento para que o cobrimento indicado no projeto seja respeitado. Para isso, utilize espaçadores plásticos.

4 – Faça a concretagem da escada:

O quarto passo de como fazer uma escada de concreto é lançar o concreto na forma.

Antes de concretar é interessante umedecer a forma e garantir que a mesma esteja bem alinhada e travada. Assim você não terá problemas durante a concretagem.

O concreto utilizado deve estar conforme o indicado no projeto. Você pode utilizar o concreto usinado ou então fazer o concreto na sua obra, desde que você consiga garantir a resistência necessária, ou seja, o Fck.

5 – Coloque o revestimento e acessórios:

Após a cura do concreto e a desforma da escada você poderá colocar o revestimento e os demais acessórios como guarda-corpo e corrimão.

Após concluir esta etapa a sua escada estará pronta. Estou certo de que estará segura e bonita como planejada.

4 Dicas sobre como fazer uma escada de concreto com sucesso

1 – Esteja atento à utilização que sua escada terá:

Antes de construir sua escada é importante estar atento à utilização futura da escada.

Escadas em ambientes residenciais podem ser mais simples e não precisam seguir muitas regras, entretanto escadas para ambientes comerciais ou públicos deve seguir regras mais rigorosas. Fique atento, em especial, às normas do Corpo de Bombeiros para escadas.

Pense nas pessoas que irão utilizar esta escada. Escadas que serão utilizadas por idosos ou crianças precisam ser mais simples e seguras. Evite neste caso escadas sofisticadas que possam proporcionar alguma dificuldade aos usuários.

Pense também no que você precisará carregar para o andar de cima. Por exemplo, você precisará passar sofá, guarda-roupa, cama e tantos outros móveis. O tamanho da escada é suficiente?

2 – Preocupe-se com o conforto ao utilizar a escada:

A segunda dica de como fazer uma escada de concreto é se preocupar com o conforto que a sua escada proporcionará aos usuários.

Lembre-se do que falei no início deste artigo, escadas com degraus muito altos ou pequenos demais sempre dão uma sensação de desconforto aos usuários. Imagine que você terá que conviver com esta escada todos os dias.

Outro ponto importante é com a utilização de patamares de descanso em escadas maiores. Estes patamares são essenciais para que as pessoas tenham um ponto de apoio e não seja necessário subir inúmeros degraus de uma única vez.

Outro ponto importante é pensar em um bom guarda-corpo e um bom corrimão.

3 – Tome cuidado com o revestimento da escada:

Outro ponto delicado em uma escada é o seu revestimento. O revestimento de uma escada deve proporcionar segurança e beleza.

Para isso, é importante você contar com bons materiais e pensar em soluções que garantam que sua escada não se torne escorregadia.

Escadas de edifícios residenciais ou comerciais devem obedecer às normas do Corpo de Bombeiros que exigem que seja instalado um sistema antiderrapante nos degraus. Esteja atento a este detalhe.

Ter um revestimento bonito é muito importante, mas nunca deixe de lado a segurança.

4 – Contrate bons profissionais para executar a sua escada:

A quarta dica é contratar bons profissionais para executar sua escada de concreto.

Bons profissionais estarão atentos a todos os detalhes que foram passados nas dicas acima. Além disso eles terão capacidade de indicar para você o melhor tipo de escada conforme as características de sua edificação.

Com uma boa equipe à frente de seu serviço você conseguirá uma escada segura e confortável para sua edificação.

Finalizando

Estou certo de que com estas dicas você terá condições de construir uma escada segura, bonita e econômica em sua edificação. Não deixe de colocar estas dicas em prática.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos que querem aprender um pouco mais sobre como fazer uma escada de concreto, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet