Concreto Armado

Como fazer concreto em sua obra com qualidade

Aprenda neste artigo um passo a passo de como fazer concreto em sua obra com qualidade.

A realidade de muitas obras brasileiras é muito diferente do que é preconizado pelas normas brasileiras. Grande parte das construções ainda utilizam o famoso concreto virado na obra, muitas vezes feito manualmente ou com auxílio de uma betoneira.

É importante estar atento em todo o processo de como fazer concreto com qualidade pois a alteração da sequência de fabricação ou o descuido com a qualidade dos materiais pode afetar diretamente a qualidade do concreto final.

O uso do concreto usinado é um grande aliado no controle de qualidade do concreto, visto ser obrigação das usinas de concreto seguir rígidas normas de controle de materiais e fabricação.

Entretanto, este tipo de concreto ainda é mais caro que o virado em obra e não atende ao pequeno construtor, que irá consumir uma pequena quantidade de material.

Veja a seguir cuidados importantes antes de aprender como fazer concreto com qualidade.

Cuidados importantes para um bom concreto

1 – Traço do concreto:

dicas de como fazer concretoO primeiro cuidado necessário é quanto ao traço de concreto utilizado. Traço significa a quantidade de cada material que será utilizado no concreto. Um traço é composto da indicação de cimento, areia e brita, sempre nesta ordem.

Um traço 1:2:3, quer dizer que a cada parte de cimento serão adicionadas duas partes de areia e três partes de brita.

O traço adequado é fundamental para alcançar uma boa resistência final do concreto. A melhor dica é pedir auxílio a um bom profissional de sua região para indicar qual o melhor traço de concreto para seu caso.

2 – Quantidade e qualidade da água:

A água também é essencial para um concreto de qualidade. Tanto o excesso quanto a falta de água, poderão comprometer a qualidade final do produto.

Para definir a quantidade de água é importante estar atento à umidade da areia que estará sendo utilizado na massa. Caso a areia apresente alta umidade é necessário reduzir a quantidade de água da mistura.

A água utilizada em concreto deve ser tratada, ou seja, a água potável. Caso você utilize água de poço é importante avaliar a qualidade desta água com antecedência.

3 – Materiais de sua região:

Tome muito cuidado ao consultar um traço de concreto pela Internet. Pois o traço de concreto pode ser muito influenciado pelos materiais de cada região.

É importante levar em consideração o tipo de brita e o tipo de areia que você tem à disposição em sua região. Em muitas locais do Brasil, tem se tornado quase impossível conseguir areia lavada e a brita convencional.

Por isso, você deverá consultar um profissional com experiência de sua região para indicar o traço adequado aos materiais que você terá em mãos.

4 – Cuidados com o cimento:

A escolha do tipo de cimento e suas condições de armazenamento também podem interferir na qualidade do concreto.

Grande parte das pequenas obras o cimento utilizado é o CPI ou o CPII. Evite utilizar tipos de cimento que você não tem costume de trabalhar, pois a aparência e consistência podem te prejudicar na avaliação do concreto.

Outro ponto importante é não utilizar cimento que já tenha vencido, ou seja, que já apresente sinais de umidade e esteja petrificado. Utilize somente cimento de qualidade e que tenha sido armazenado corretamente.

Passo a passo de como fazer concreto manualmente

Como falado anteriormente é possível fazer o concreto virado em obra de duas formas, manualmente ou com betoneira.

Neste primeiro passo a passo você aprenderá como fazer concreto sem a utilização de betoneira ou qualquer outro equipamento de auxílio.

O primeiro passo é escolher um local plano, impermeável e limpo para fazer a mistura dos materiais da massa de concreto.

Em seguida você deverá espalhar a areia em uma camada de 15 centímetros de espessura. A seguir você deverá adicionar o cimento e misturar os dois materiais até que você consiga uma mistura bem homogênea.

A brita é colocada logo em seguida, será necessário misturar os materiais novamente até alcançar uma boa homogeneidade.

O próximo passo é deixar a massa em formato de um cone e fazer um buraco na parte de cima deste cone, o que em muitos locais é chamado de coroa.

Você deverá, sem seguida, adicionar água à mistura por meio da coroa de forma cuidadosa e gradual. É importante misturar bem a massa em seguida, evite também que a água utilizada no concreto se escorra.

Esta mistura pode ser feita com pá ou enxada.

Passo a passo de como fazer concreto com betoneira

Ter o auxílio de uma betoneira pode facilitar muito a vida de um construtor. Entretanto, é importante ter alguns cuidados com o equipamento a ser utilizado.

O primeiro cuidado é utilizar um equipamento em bom estado de conservação, para que você não tenha problemas de manutenção durante sua obra. O segundo cuidado é com a limpeza do equipamento, a betoneira deve estar sempre limpa e pronta para ser utilizada.

Para fazer o concreto com a betoneira a adição dos materiais é bem diferente do concreto virado manualmente.

O primeiro passo é adicionar a brita na betoneira e metade da água que será utilizado no concreto. Você deverá misturar estes dois componentes por um curto período, aproximadamente um minuto.

Em seguida você colocará o cimento, a areia e o restante da água. É importante colocar os materiais nesta ordem indicada, primeiro o cimento, em seguida a areia e pôr fim a água.

Com todos os materiais já na betoneira você deve aguardar cerca de três a quatro minutos para a finalização do concreto.

É importante colocar os materiais com agilidade e com a betoneira em funcionamento.

Finalizando

Como pode ver, não existe mistério em como fazer concreto de qualidade. Desde que seja feito de maneira correta, com bons materiais de construção e com o traço ideal.

Lembre-se sempre dos cuidados mencionados acima, pequenos descuidos podem comprometer a qualidade final do seu concreto.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe com seus amigos este conteúdo, você pode ajudar alguém que está precisando.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet