Obras e Tecnologia

Como construir uma casa de madeira de forma simples

Ter uma casa de madeira é o sonho de muitas pessoas. Hoje em dia, é possível realizar este sonho de maneira simples e fácil. Existem inúmeras empresas especializadas em construir este tipo de casa, é possível construir boas casas de madeira me qualquer lugar do Brasil. Neste artigo você vai conferir como construir uma casa de madeira de forma simples.

As construções em madeira são muito comuns em algumas regiões. Antigamente, cada família construía suas próprias casas e utilizavam os materiais que tinham em abundancia em suas regiões e que eram acessíveis economicamente.

Entretanto, o processo de construção de casas de madeira transformou-se em um grande negócio. Surgiram então, empresas que prestam um serviço completo em relação às residências de madeira. Isso tem facilitado a construção de casas de madeira em diversos locais.

Vale destacar que existem inúmeras técnicas construtivas para a construção de uma casa de madeira. Estas técnicas variam conforme a região e a disponibilidade de certos tipos de material.

Confira a seguir dicas especiais de como construir uma casa de madeira.

Como construir uma casa de madeira

dicas para aprender como construir uma casa de madeira e ter muito sucessoO primeiro passo é entender como funciona o processo de construção de uma casa de madeira quando você contrata uma empresa terceirizada.

Como falado anteriormente, estas empresas são especialistas em construções de madeira e sua atuação se restringe aos elementos de madeira da residência.

Logo, desde a estrutura, vedação, esquadrias e telhados são de responsabilidade da empresa contratada. Entretanto, estas empresas não se responsabilizam pela construção de todas as partes da residência. Tudo que não for constituído de madeira deve ser construído à parte, sendo então responsabilidade do proprietário da residência.

Por exemplo, terraplenagem do solo, construção de fundações e alicerce, paredes de áreas molhadas, instalações hidráulicas, instalações elétricas, vidros, calhas, rufos, entre tantos outros pequenos serviços não são executados pelas empresas que constroem casas de madeira.

Outro detalhe fundamental é que a maioria das empresas que trabalham com a construção de casas de madeira já possuem seus projetos prontos. Isso quer dizer que as residências não são personalizadas conforme o cliente.

Ou seja, você deverá escolher um modelo entre várias opções fornecidas pela empresa. Esta padronização reduz os custos das residências e favorecem o melhor aproveitamento da madeira durante a industrialização.

Confira algumas dicas de como construir uma casa de madeira:

1 – Escolha uma empresa de confiança:

A primeira dica para garantir que você tenha sucesso com sua casa de madeira é escolher uma empresa de confiança para construir sua residência.

Por isso, conheça diversas empresas do mercado e se possível visite estas empresas. Conheça suas instalações e construções que esta empresa já tenha desenvolvido.

Não fique preso somente às fotos na internet ou ao catálogo apresentado pela empresa. Peça referências de clientes anteriores e ligue para estes clientes, converse sobre todo tipo de detalhes de uma obra, como o compromisso da empresa, os custos, o cumprimento dos prazos e a qualidade final do serviço.

2 – Escolha um projeto adequado para sua realidade:

A segunda dica de como construir uma casa de madeira é escolher um modelo de residência adequado à sua realidade.

A maioria das empresas que constroem casas de madeira possuem opções que vão de um pequeno chalé de um quarto a grandes residências de quatro quartos. O importante é escolher o projeto que mais se adequa à sua realidade de utilização.

Mas, não se esqueça da sua realidade financeira. Quando maior a residência, mais cara será a construção. Não se esqueça também que o preço de uma casa de madeira não se restringirá somente às partes de madeira, existem outros inúmeros serviços que devem ser executados.

3 – Contrate uma boa equipe para construir os outros serviços:

É necessário para a construção de uma casa de madeira trabalhar com duas equipes distintas.

A primeira equipe será permanente na obra e será responsável pelos serviços que não são executados pela empresa que fornecerá as partes da madeira. Esta equipe ficará responsável pela execução dos serviços preliminares e também pelos serviços finais, após a instalação da estrutura de madeira.

A segunda equipe da obra é uma equipe provisória, estará em sua obra durante o processo de construção da estrutura de madeira. Este processo é bem rápido na maioria dos casos e todos os profissionais desta equipe são de responsabilidade da empresa contratada.

4 – Faça projetos de compatibilização:

Para que você não tenha problemas com a construção de sua casa de madeira é necessário desenvolver projetos de compatibilização com a estrutura de madeira.

Por exemplo, é necessário um projeto de fundação, projeto das instalações elétricas, projetos da instalações hidráulicas e compatibilização dos elementos em concreto e alvenaria com os elementos de madeira.

Fique atento a estes detalhes, não fique refém da improvisação em sua obra. Improvisações podem gerar grandes custos no final.

Construir uma casa de madeira é mais barato ou mais caro?

Esta é uma dúvida de todas as pessoas que estão interessados em aprender como construir uma casa de madeira.

Algumas pessoas podem responder imediatamente que construir uma casa de madeira é mais barato. Pois observam somente o preço da estrutura fornecida pela empresa de madeira.

Entretanto, para a construção ser concluída são necessários inúmeros outros serviços que não estão no preço da empresa que fornecerá a estrutura de madeira.

Logo é necessário colocar na ponta do lápis todos os serviços envolvidos neste processo para que você verifique se a opção da madeira faz sua casa se tornar mais cara ou mais barata.

Na maioria dos casos, as casas de madeira não representam nenhuma economia financeira significativa. Por isso, a opção por elas deve partir pelo seu gosto construtivo e não apenas pelo apelo financeiro que muitas vezes é alegado pelos construtores de casas de madeira.

Finalizando

Estou certo de que este artigo esclareceu você sobre como construir uma casa de madeira de forma simples. O grande segredo é apostar na terceirização da estrutura de madeira e contar com uma boa equipe de obra para realizar os serviços adicionais, como as fundações, as instalações e o acabamento final.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência deixe um comentário.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet