Concreto Armado

Como construir um telhado verde em 7 passos

Construir um telhado verde não é apenas colocar terra sobre seu telhado e plantar algumas plantas. São necessários alguns cuidados especiais para que você não tenha problemas futuros com sua edificação. Neste artigo você vai aprender um passo sobre como construir um telhado verde com segurança em sua residência.

Antes de mais nada é necessário se atentar para o aspecto estrutural de sua casa. Construir um telhado verde é muito diferente de um telhado convencional, a carga de um telhado verde é muito maior e a estrutura de sua casa deve estar preparada para isso.

Caso você ainda esteja na fase de projetos você não terá nenhum tipo de problema, é só informar o desejo de ter um telhado verde que isto será considerado no dimensionamento das lajes e vigas da sua residência.

Agora, se você estiver reformando sua residência e por acaso surgiu a ideia de construir um telhado verde, será necessária uma verificação das condições da estrutura de sua residência. Assim, um engenheiro civil poderá avaliar se as lajes e vigas de sua casa tem capacidade para receber as cargas de um telhado verde.

A ausência deste cuidado inicial poderá trazer problemas futuros para sua residência. Vamos então para o passo a passo sobre como construir um telhado verde.

7 Passos de como construir um telhado verde

1 – Preparação da laje de cobertura:

dicas e passos sobre como construir um telhado verdeAntes de dar início à construção propriamente dita do seu telhado verde é importante preparar sua edificação para isso. Será necessário ter em sua laje de cobertura ralos para captação da água da chuva que for drenada.

Para uma boa captação a superfície da laje de cobertura deverá ter uma inclinação que possibilite o escoamento de toda água drenada. Esta inclinação deve ser de no mínimo 1,5%.

2 – Impermeabilização da superfície da laje:

O segundo passo para a construção de seu telhado ecológico é a impermeabilização da superfície do seu telhado. Ou seja, será necessário impermeabilizar a sua laje.

Existem inúmeras maneiras de fazer esta impermeabilização, a mais comum é utilizar a impermeabilização com manta asfáltica. Durante a aplicação da manta asfáltica deve-se tomar muito cuidado com os cantos e encontros com ralos e qualquer outro elemento.

3 – Camada de material granular para auxiliar escoamento:

O próximo passo é a criação de uma camada de material granular de cerca de 7 a 10 centímetros. Esta camada de material granular funciona como um fundo drenante e também colabora para que o fundo da laje se mantenha arejado.

Na maioria dos casos é utilizado a argila expandida como material granular. Em especial por ser um material leve, o que alivia o peso sobre a laje de cobertura.

4 – Aplicação de manta geotêxtil:

O quarto passo sobre como construir um telhado verde é a aplicação de uma manta geotêxtil sobre a camada de material granular.

Esta manta geotêxtil servirá como um filtro, permitindo que a água da chuva passe e seja drenada e impedindo que o substrato utilizado para as plantas escoe junto da água.

5 – Camada de substrato:

Em seguida é lançada uma camada de substrato, que é a terra própria para receber as plantas do telhado verde.

Esta camada deve ter cerca de 10 centímetros e permitir que as plantas se desenvolvam com qualidade. Na maioria dos casos é utilizada a terra vegetal, ou terra preta adubada.

6 – Instalação das plantas do telhado verde:

O próximo passo de como construir um telhado verde é a instalação das plantas escolhidas para o telhado verde. O bom uso do telhado verde depende muito das plantas que serão plantadas.

Dê preferência por gramíneas e plantas que tenham um tamanho pequeno.

7 – Manutenção do telhado verde:

O último passo é a manutenção que um telhado verde exige. Por exemplo, um você deverá eliminar todas as plantas invasoras que surgirem ao longo do tempo e até mesmo irrigar seu telhado em períodos muito secos.

É válido inspecionar o funcionamento da sua drenagem para que você não tenha problemas com a estrutura da sua edificação.

Vantagens e cuidados de seu telhado ecológico

Uma das principais vantagens de ter um telhado verde é sua diferenciação estética em relação às residências vizinhas. Além disso, este tipo de telhado proporciona um melhor conforto térmico e acústico da residência.

Por aumentar a área verde é também considerado um telhado ecológico.

Mas, para obter as vantagens do telhado verde é necessário estar atento a detalhes importantes como uma estrutura adequado, boa impermeabilização e uma drenagem sempre em bom funcionamento.

Além disso, o controle de plantas indesejadas deve ser realizado rotineiramente. Este controle tem como objetivo evitar o crescimento de plantas maiores do que foram previstas inicialmente, o que aumentaria a carga no telhado.

Finalizando

Por fim, ainda é válido dizer que com a construção de um telhado verde você também deverá estar aberto ao aparecimento mais frequente em sua residência de diversos animais, em especial pequenos insetos e pássaros.

Veja mais uma vez os passos de como construir um telhado verde em sua casa:

  • Preparação da laje de cobertura;
  • Impermeabilização da superfície da laje;
  • Camada de material granular para auxiliar escoamento;
  • Aplicação de manta geotêxtil;
  • Camada de substrato;
  • Instalação das plantas do telhado verde;
  • Manutenção do telhado verde.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência deixe um comentário.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet