Dicas e Inovação

Como calcular volume de concreto para lajes: Passo a passo

Neste artigo você vai conferir um passo a passo descomplicado sobre como calcular volume de concreto para lajes. Esta é uma dúvida que surge para muitas pessoas que estão construindo pela primeira vez. Na hora de comprar o concreto surge a dúvida, quanto concreto preciso para minha laje?

Você vai ver que os cálculos de volume de concreto para uma laje são simples e fáceis, é realmente aplicar matemática básica. Seguindo os passos a seguir você não terá nenhum problema.

Vale ressaltar que para diferentes tipos de laje a maneira como se calcula o volume de concreto é diferente. Por exemplo, as lajes maciças possuem toda sua massa apenas de concreto, já para as lajes pré-fabricadas você precisará de concreto apenas para o capeamento.

Outro ponto a ser observado é a concretagem das vigas. Na maioria dos casos as vigas são concretadas juntamente com as lajes. Assim, você deve considerar o volume de concreto também das vigas, caso estas sejam concretadas na mesma etapa das lajes.

Veja a seguir como calcular volume de concreto para lajes de forma simples e fácil.

Como calcular volume de concreto para lajes

dicas sobre como calcular volume de concreto para lajes de todos os tiposEste exemplo é referente ao cálculo do volume de concreto para uma laje maciça. Também será considerado que as vigas serão concretadas juntamente com as lajes.

A estrutura do exemplo é uma garagem simples, possui um formato quadrado com 5 metros de cada lado. A laje possui 12 cm de espessura. As vigas de concreto possuem largura de 20 cm e altura de 50 cm. A estrutura possui quatro vigas que contornam toda a laje.

1 – Volume de concreto para lajes maciças:

O primeiro passo então é calcular o volume de concreto da laje. A maneira mais simples de fazer isso é utilizando a fórmula de volume para elementos prismáticos, que é multiplicando a área pela altura. No caso das lajes, é necessário multiplicar a área da laje pela espessura. Veja abaixo:

Área da Laje: 5,0 x 5,0 = 25,0 m²

Espessura da laje: 0,12 m

Volume de concreto da laje:

Volume = (Área da laje) x (Espessura da laje) m³

Volume = 25,0 x 0,12 = 3,0 m³

Ou seja, para concretar a laje desta garagem serão necessários 3,0 m³ de concreto.

2 – Volume de concreto das vigas:

Após calcular o volume de concreto da laje maciça é hora de calcular o volume de concreto necessário para as vigas.

Como falado no início do exemplo, as vigas possuem 20 cm de largura e 50 cm de altura. São quatro vigas, uma em cada bordo da laje e com comprimento de 5,0 metros.

O processo é similar ao da laje, vamos calcular o volume de multiplicando a área da seção da viga pelo seu comprimento. É importante se atentar para um detalhe, a viga possui no total 50 cm, mas 12 centímetros já foram considerados no cálculo do volume de concreto da laje. Veja a seguir como fica:

Área da seção da viga: 0,20 x (0,50 – 0,12) = 0,076 m²;

Comprimento das vigas: 4 x 5,0 = 20,0 m;

Volume de concreto das vigas:

Volume = (Área da seção das vigas) x (Comprimento das Vigas) m³

Volume = 0,076 x 20,0 = 1,52 m³

3 – Soma-se os volumes de concreto encontrado:

O terceiro passo de como calcular volume de concreto para lajes é somar os volumes calculados para as lajes e para as vigas. Como você pode ver a seguir:

Volume Total = (Volume de concreto da laje) + (Volume de concreto das vigas)

Volume Total = 3,00 + 1,52 = 4,52 m³

Agora você já sabe quanto concreto é necessário para concretar a estrutura de cobertura desta pequena garagem. Entretanto, não é este o volume de concreto que você deverá encomendar na empresa de concreto usinado ou fazer em sua obra, veja o último passo a seguir.

4 – Considere as perdas que acontecem em uma obra:

Quem conhece o dia a dia de uma obra sabe muito bem que durante uma concretagem acontece perdas do concreto, ou seja, parte do concreto é desperdiçado durante o processo.

Isso é natural e deve ser considerado na hora de comprar o seu concreto. As perdas em uma obra convencional variam em torno de 5% do volume de concreto. Caso as condições de concretagem sejam difíceis a perda pode ser ainda maior.

O volume de concreto que você deve comprar para concretar a laje e vigas da cobertura de sua garagem é o volume necessário mais as perdas que acontecerão. Confira como considerar as perdas abaixo:

Coeficiente de perda considerado: 5%

Volume de concreto necessário: 4,52 m³

Volume de concreto que deve ser comprado:

Volume final = (1,00 + Coeficiente de Perda) x (Volume de Concreto) m³

Volume final – (1,00 + 0,05) x 4,52 = 4,75 m³

Em uma pequena estrutura as perdas representam uma quantidade pequena de concreto, mas em grandes estruturas as perdas são consideráveis.

Finalizando

Estou certo de que com este passo a passo você não terá mais dúvidas sobre como calcular volume de concreto para lajes. Lembro mais uma vez que este exemplo é referente às lajes maciças e cada tipo de laje deve ser avaliado conforme suas características.

Caso você tenha dúvidas em quanto concreto comprar para sua obra é importante contar com auxílio de um profissional que te auxilie a calcular o volume necessário corretamente.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência deixe um comentário.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet