Dicas e Inovação

Automação residencial: Confira onde utilizar em sua casa

A automação residencial não é mais realidade somente dos filmes ou das grandes mansões. Graças ao desenvolvimento tecnológico esta tecnologia está começando a ter preços acessíveis e se popularizando nas residências brasileiras.

Muitos sistemas de segurança em edifícios residenciais já utilizam técnicas de automação. Em especial, os sistemas de vigilância e de proteção e combate a incêndio.

É claro que nada se compara com tarefas como abrir janelas, ligar o ar condicionado do quarto ou irrigar os jardins, tudo isso pelo celular.

Antigamente vista como um item simplesmente de luxo, a automação residencial também pode agregar muito em segurança, conforto, praticidade e economia.

Com um bom sistema de automação é possível reduzir o tempo gasto com tarefas do cotidiano, reduzir o consumo de energia elétrica e água, além de aumentar o bem-estar de quem vive no local.

Confira neste artigo dicas para aproveitar bem esta tecnologia que tem tudo para se desenvolver ainda mais.

Onde utilizar a automação residencial

A automação residencial pode ser utilizada em diversos pontos da residência. Como falado anteriormente, pode ter o objetivo de garantir mais segurança, conforto, economia ou praticidade.

1 – Controle de iluminação:

dicas de automação residencialA iluminação é um dos principais itens a serem automatizados, desde tecnologias simples como a instalação de sensores de presença até tecnologias mais avançadas que podem controlar o foco da luz, intensidade e período de funcionamento.

A iluminação automatizada pode garantir maior segurança à residência, conforto nos ambientes e também economia de energia elétrica.

2 – Sonorização:

O controle da sonorização é um dos principais pontos para o conforto de uma residência.

É possível escolher os pontos da residência onde o som ambiente será utilizado e qual o volume deste som.

Além disso é possível controlar o que está sendo tocado e todas as funcionalidades de um equipamento de som com um único controle, sem sair do lugar que você está.

3 – Climatização:

A automação da climatização é outra fonte de conforto e economia para as residências automatizadas.

É possível controlar a temperatura dos ambientes, ligar e desligar os equipamentos de climatização.

Você pode criar uma temperatura agradável em toda sua casa.

4 – Irrigação:

A irrigação de jardins não é mais problema para quem tem um bom sistema de automação residencial.

É possível acionar todo o sistema de irrigação direto do trabalho, ou de onde quer que você esteja. Você poderá irrigar seu jardim no momento ideal, mesmo sem estar em casa.

O melhor é que é menos uma tarefa para você fazer em sua casa.

5 – Abertura de portão:

A abertura de portões em sua casa também pode fazer parte de toda a automação.

Você tem todo controle dos portões de sua casa pelo celular. Além de ganhar em praticidade você garante uma casa mais segura, sem contar que você não precisará andar mais com suas chaves.

6 – Controle de persianas e cortinas:

Você também pode controlar a incidência da luz natural dentro de sua casa. Você pode aproveitar a luz conforme a disposição de sua casa e de seus móveis.

Isso colabora com a economia de energia elétrica e com o conforto para as pessoas que moram em sua casa.

7 – Automação de eletroeletrônicos:

Os eletroeletrônicos também podem ser automatizados. Você pode controlar todos os equipamentos como televisão, home-theater, aparelhos de som, entre tantos equipamentos.

Vale destacar que os equipamentos precisam ser compatíveis com sistemas de automação.

8 – Sistemas de segurança:

Outro ponto fundamental na automação residencial é a segurança. É possível controlar tudo que acontece na sua casa pelo celular.

Você pode instalar câmeras de vídeo nos pontos de seu interesse e estar por dentro de tudo que acontece em sua casa mesmo sem estar por lá.

Além das câmeras você pode também automatizar todo o sistema de alarmes e de proteção.

Cuidados com a segurança

Um bom sistema de automação pode valorizar muito sua residência, garantindo conforto, segurança e economia.

Entretanto, é um serviço de muita responsabilidade. Pois, diversas informações pessoais ficarão na rede, disponíveis para as empresas que gerenciam este tipo de serviço. Por isso, tome cuidado na hora de contratar este serviço, contrate alguém que garanta uma boa segurança para suas informações particulares.

Outro ponto importante é quanto ao bom funcionamento dos equipamentos. Caso ocorra alguma falha nas instalações você poderá passar por situações muito desconfortáveis.

Últimas palavras

A automação residencial já é uma realidade no mercado nacional. O preço deste serviço está se popularizando, entretanto ainda é um privilégio para poucos brasileiros.

Antes de definir pela automação de sua residência se esclareça sobre todos os benefícios e prejuízos que você pode conquistar com o serviço.

Caso queira contribuir com o conteúdo ou tirar alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos, você pode ajudar outras pessoas, é só clicar na rede social de sua preferência.

Até a próxima!

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet