Concreto Armado

Aditivos para concreto: Principais opções e vantagens

Os aditivos para concreto são utilizados em larga escala em concretos usinados. Podem ser considerados o quarto componente, junto com cimento, agregados e água. São utilizados desde a década 30 em muitos países, atualmente são fundamentais para a produção de concreto em larga escala.

Os aditivos têm como função melhorar ainda mais as características de um bom concreto. Cada tipo de aditivo é adotado para um fim específico e pode viabilizar concretagens em ambientes desfavoráveis à utilização do concreto. Hoje em dia, o uso de aditivos é fundamental para obtenção de um concreto de qualidade em muitos lugares.

Esta melhora das características do concreto é resultado da capacidade de alteração das propriedades físicas do concreto que os aditivos possuem, tanto para o concreto fresco como para o concreto endurecido.

Para garantir que o uso dos aditivos para concreto produza benefícios é importante utilizar os produtos corretamente. O uso incorreto e indiscriminado dos aditivos pode prejudicar as características do concreto, por isso, é fundamental estar atento à validade dos produtos e a melhor maneira de utilizá-los.

Vantagens da utilização dos aditivos para concreto

principais opções de aditivos para concretoComo falado no início do artigo, a utilização dos aditivos tem como objetivo melhorar os pontos fortes do concreto e também minimizar o efeito dos pontos fracos do material.

A melhora das características e redução dos pontos fracos possibilita o uso do concreto em ambientes que antes eram críticos. Por exemplo, o uso do concreto em altas ou baixas temperaturas, o uso de concreto em estruturas com alta taxa de armadura, o fornecimento de concreto usinado em distâncias maiores, e tantas outras possibilidades.

Com o bom uso dos aditivos é possível melhorar as seguintes características:

  • Melhorar a trabalhabilidade sem aumentar o consumo de água;
  • Aumentar a resistência inicial e final do concreto;
  • Aumentar a compacidade do concreto e consequentemente sua impermeabilidade;
  • Aumentar a durabilidade do concreto devido seu ganho de resistência final e proteção contra efeitos químicos;
  • Melhorar a fluidez para utilização do concreto em locais de difícil concretagem.

Também é possível reduzir os efeitos dos seguintes pontos fracos do concreto:

  • Reduz a permeabilidade do concreto;
  • Reduz os efeitos da retração;
  • Reduz o calor de hidratação;
  • Tem a possibilidade de alterar o tempo de pega, acelerando ou retardando o processo;
  • Reduz o consumo de água.

Vale ressaltar mais uma vez a necessidade de utilizar os aditivos para concreto com seriedade. É importante que o uso destes produtos seja orientado e fiscalizado por um profissional capacitado e habilitado para isso. O profissional indicado para este tipo de serviço é o engenheiro civil, em especial, o especialista em tecnologia do concreto.

Por isso, antes de adicionar qualquer produto em seu concreto é válido consultar um profissional. O profissional poderá te indicar a melhor forma de melhorar as características do seu concreto.

Principais tipos de aditivos

Existem no mercado uma infinidade de opções de produtos que podem ser adicionados no concreto. Muitos deles cumprem as mesmas funções, mas por questões comerciais são comercializados em diversas formas.

Confira abaixo os principais tipos de aditivos para utilizar em seu concreto. Além dos aditivos indicados aqui existem os aditivos que combinam os efeitos de cada um deles e também são encontrados prontos para a utilização em qualquer local.

1 – Aditivo plastificantes ou redutor de água:

O uso deste aditivo tem como objetivo reduzir ou manter o consumo de água do concreto sem perder a boa consistência do material. O resultado é um ganho de resistência final do concreto.

2 – Aditivo superplastificante ou de alta redução de água:

Este aditivo possui as mesmas características do adito plastificante, a diferença consiste na quantidade de água que é possível reduzir no concreto, mantendo a boa consistência e também obtendo um aumento da resistência final do concreto.

3 – Aditivo incorporador de ar:

Este tipo de aditivo é utilizado para obter um sistema de bolha de ar microscópico estável e uniforme. O uso deste aditivo é fundamental em países de clima muito frio, pois aumenta a resistência do concreto em ciclos de gelo e degelo. Também é possível melhorar o desempenho térmico e acústico do concreto.

4 – Aditivo acelerador de pega:

Este aditivo diminui o tempo de início e fim de pega do concreto, com o objetivo de acelerar o processo produtivo. Pode colaborar com o ganho de resistência inicial, nos primeiros dias, mas quando mal utilizado pode reduzir significativamente a resistência final do concreto.

5 – Aditivo retardador de pega:

O objetivo deste aditivo é o oposto do aditivo acelerador de pega. Este aditivo aumenta o tempo de início e fim de pega do concreto. É muito utilizado em construções onde a concretagem deve ser feita em longas distâncias, ou em locais de clima muito frio. Normalmente, é utilizado em conjunto com o plastificante.

Considerações finais

Com o bom uso dos aditivos é possível obter concretos de melhor qualidade. Mas, para isso, é fundamental utilizar os aditivos corretamente. Não deixe de consultar um profissional experiente nesta área antes de adicionar qualquer tipo de produto em seu concreto.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou quer colaborar com sua experiência no uso de aditivos para concreto, então deixe um comentário.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação Média / 5. Total de votos:

Como você gostou deste artigo...

Siga-nos nas Redes Sociais!

mm

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

Você está sem conexão à internet